Tem cor a ciência?

Enviado por / FonteECOA, por Anna M. Canavarro

A ciência conhecida como moderna é reguladora do poder mundial. Nesse momento difícil em que vivemos o contexto de uma pandemia, é a ciência que promete ser o diferencial nas disputas de narrativas por nações de excelência em desenvolvimento. Mas o que é a ciência? A ciência é uma das maneiras de fazermos leitura sobre a realidade. Existem outros recortes possíveis de realidade? Sim, existem. O conhecimento tradicional, o conhecimento popular ou mesmo o conhecimento religioso. Não é possível apontar que recorte oferece melhores respostas. Pois, cada um destes só merece crítica dentro do próprio corpus de conhecimento que produz.

Fato é que vivemos sob a égide da sociedade tecnológica. Por sua vez, a tecnologia é fruto do desenvolvimento do conhecimento científico e, desta forma, o conhecimento científico, que é construído socialmente e desenvolve modelos para compreender como os fenômenos se complexificaram lentamente a partir de inúmeras transformações/mutações, segue sendo perspectiva hegemônica e convocada como “status” de verdade.

Mas quem produz ciência? Todos os povos que se organizaram em sociedades assim o fizeram por sua capacidade de transformar o meio em que vivem e o seu entorno. Ora, mas isso é conhecimento? Sim. A ciência moderna e recente bloqueia produções de seus predecessores e estabelece uma estrutura calcada na centralidade da produção de conhecimento que hierarquiza e imprime relação racista na construção de sua própria narrativa.

O que conhecemos como ciência atualmente foi assim estabelecido pela invenção da modernidade que é sinônimo de racismo e também de colonização e que se constitui como uma ferramenta de dominação assentada da ideia do pensamento que desqualifica os saberes não ocidentais. Esse contexto tem um reflexo: pergunte a uma criança da escola básica que cientista ela conhece. Tente você leitor/leitora buscar a representação imagética de cientista que vem à sua cabeça neste exato momento, ou tente citar autores/autoras que leu durante sua trajetória escolar. Ahhhh eu te conto, com toda certeza esta disputa imagética será vencida pelo sujeito universal: um homem branco em seu laboratório.

Desta forma, a ciência moderna se constitui como espaço de poder moderno/colonial/racista e a dominação epistêmica ainda é predominante nos povos e/ou nações colonizadas. E o currículo escolar que é a ferramenta de disseminação desta ciência nas instituições escolares é cúmplice desta ideologia. A escola reproduz as estruturas excludentes de poder e opressão historicamente herdadas, mantendo os grupos subalternos excluídos e silenciados.

Mas a ciência… Puxa, a ciência é terreno fértil. A matemática, a biologia, a física, a química, a sociologia são lugares de possibilidades, de re-estruturação do mundo, de dúvidas, de incertezas, de perguntas de paixões… A ciência é dinâmica e está em constante experimentação. É viva e o que pode ser consenso hoje amanhã já não mais, apenas verdades temporárias. E nós, as diversas pessoas que fazemos a ciência existir não somos instrumentos de trabalho tão somente. Somos história, temos cultura, temos marcas culturais que são impressas também no desenvolvimento das ciências. Por exemplo, a bateia trazida por nossos ancestrais africanos escravizados é até hoje instrumento da ação tecnológica de exploração na indústria de mineração. Importa lembrar que as Universidades de Timbuktu, Gao e Djanet floresceram ao mesmo tempo em que as universidades europeias.

Acontece que a ciência não tem gênero ou cor, ou pelo menos não deveria ter. Porém a versão de ciência ensinada nas instituições escolares é uma visão deformada que se remete ao sujeito universal e eu gostaria de tratar apenas de duas características desta deformação:

1- a ciência como verdade autoriza a venda de cremes de hidratação com DNA do guaraná ou qualquer similiar, mesmo que DNA seja uma proteína e como tal perca sua função quando submetida a gradientes muito tênues de temperatura (armazenado em prateleiras de lojas). Essa é uma concepção elitista que se impõe como aceita e verdadeira.

2- o conhecimento científico esta na origem de todos os descobrimentos tecnológicos e deve substituir as outras formas de saberes. Bem, querida/o leitora/o, essa é uma visão que desconsidera as histórias de produção das sociedades e por isso descontextualizada.

Segundo Adams III, existe uma rica história de conhecimento científico, de descobertas e invenções que antecedem o surgimento da civilização europeia: a descoberta do tempo, o controle do fogo, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, a linguagem e a agricultura. Ensinar uma ciência de sujeitos universais trata a produção científica das mulheres cis/trans, negros/as, a partir de lugares de subalternidade. À mulher foi destinado o cuidado tal como habilidade inata e, por isso, as mesmas profissões que dizem respeito a formas do cuidar: a educação como missionária, a assistente social, etc. E não por acaso no mercado de trabalho que distribui renda, esta são as profissões mais desvalorizadas.

Outra implicação direta é que, apesar de os estudos de datação da espécie humana – estudos mitocondriais, que são marcadores femininos – indicarem Lucy, uma mulher africana exemplar do Australopithecus Afarensis, como a referência do ser humano mais antigo da nossa história, os livros didáticos ainda repetem modelos sistêmicos de macacos virando homens brancos.

Ilustrações mostrando evolução a partir do macaco (Imagem: Getty Images/iStockphoto)

Assim precisamos pensar: Tem cor a Ciência?????

+ sobre o tema

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

para lembrar

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos...

Geledés e a Questão Racial

No tema questão racial, Geledés soma-se às lutas dos movimentos negros...

Racismo sem racistas, por Ana Maria Gonçalves

Hoje em dia, com exceção de membros de organizações...

As cabeças dos racistas – Afonso Nascimento

Tratar do racismo em Sergipe é um assunto delicado,...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=