Teresina vai sediar reunião entre quilombos e governo federal

Evento acontecerá no Lord Hotel

Teresina – A capital do Estado vai sediar uma reunião consultiva e informativa entre governo federal e comunidades quilombolas. Organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, Incra e Fundação Palmares, o encontro será realizada nos dias 28 e 29 de maio com a presença de cem representantes de quilombos do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O objetivo do encontro é discutir o texto que vai regulamentar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OTI) para garantir a consulta prévia junto aos povos indígenas e comunidades quilombolas sempre que houverem decisões legislativas e administrativas que possam afetá-los.

A reunião vai suceder o Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola, promovido pela Seppir em Teresina nos dias 27 e 28 de maio.

A Convenção 169

Adotada na 76ª Conferência Internacional do Trabalho, em 1989 a Convenção da OTI foi ratificada pelo Brasil há 11 anos e entrou em vigor em 25 de julho de 2003. Os países que a assinaram assumem um compromisso de consultar os povos interessados toda vez que o Governo prever medidas legislativas ou administrativas que possam afetar diretamente, os indígenas e quilombolas, assegurando suas participações nas tomadas de decisões.

Comunidades Quilombolas no Piauí

O Estado tem ao todo 64 comunidades, segundo levantamento da Fundação Palmares. Clique e veja os municípios e quilombos identificados no Piauí.

 

Fonte: Capital Teresina

+ sobre o tema

para lembrar

O descaso com a população quilombola, em Alagoas, é obsceno

por Arísia Barros Dona Irinéia Rosa Nunes da Silva...

Leme – Semana da Consciência Negra começa dia 13

Ponto alto do evento acontece dia 20, feriado municipal...

Sancionada criação do Dia Nacional de Zumbi

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (10) a...
spot_imgspot_img

Morre o escritor Nêgo Bispo, referência da luta quilombola

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas, Conaq, confirmou a morte, neste domingo, 03, do escritor e ativista Antônio Bispo dos Santos, conhecido...

Quilombolas vão à COP28 cobrar justiça climática

Comunidades tradicionais do Brasil estão presentes na COP28, conferência do clima da ONU que começou na quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes. Apesar disso,...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...
-+=