Teresina vai sediar reunião entre quilombos e governo federal

Evento acontecerá no Lord Hotel

Teresina – A capital do Estado vai sediar uma reunião consultiva e informativa entre governo federal e comunidades quilombolas. Organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, Incra e Fundação Palmares, o encontro será realizada nos dias 28 e 29 de maio com a presença de cem representantes de quilombos do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O objetivo do encontro é discutir o texto que vai regulamentar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OTI) para garantir a consulta prévia junto aos povos indígenas e comunidades quilombolas sempre que houverem decisões legislativas e administrativas que possam afetá-los.

A reunião vai suceder o Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola, promovido pela Seppir em Teresina nos dias 27 e 28 de maio.

A Convenção 169

Adotada na 76ª Conferência Internacional do Trabalho, em 1989 a Convenção da OTI foi ratificada pelo Brasil há 11 anos e entrou em vigor em 25 de julho de 2003. Os países que a assinaram assumem um compromisso de consultar os povos interessados toda vez que o Governo prever medidas legislativas ou administrativas que possam afetar diretamente, os indígenas e quilombolas, assegurando suas participações nas tomadas de decisões.

Comunidades Quilombolas no Piauí

O Estado tem ao todo 64 comunidades, segundo levantamento da Fundação Palmares. Clique e veja os municípios e quilombos identificados no Piauí.

 

Fonte: Capital Teresina

+ sobre o tema

Rihanna divulga clipe da música ‘Rude Boy’

Acaba de ser lançado na web o novo vídeoclipe...

Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio abre inscrições

Filmes dirigidos por mulheres negras poderão ser inscritos até...

Djlapao e as joias Dos Africanos

Para chegar até o vilarejo de Djilapao da cidade...

Palmares anuncia projeto de Antologia Literária dos países da CPLP

Por Drielly Jardim No dia 5 de maio, data...

para lembrar

Jovens portugueses quebram tabu e debatem passado escravocrata de suas famílias

“Os meus antepassados não só foram traficantes de escravos,...

Nordeste lidera criação de vagas formais na era Lula

Ocupações formais nos Estados da região aumentaram 27,4% entre...

Museu Paranaense abre exposição sobre afrodescendentes no Paraná

Além da exposição, outros eventos irão debater o tema...
spot_imgspot_img

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=