sábado, agosto 13, 2022
InícioQuestões de GêneroTereza Ferraz: Simone de Beauvoir - Drop 1

Tereza Ferraz: Simone de Beauvoir – Drop 1

As mulheres de hoje estão destronando o mito da feminilidade; começam a afirmar concretamente sua independência; mas não é sem dificuldade que conseguem viver integralmente sua condição de ser humano. Educadas por mulheres, no seio de um mundo feminino, seu destino normal é o casamento que ainda as subordina praticamente ao homem; o prestigio viril está longe de ser apagado: assenta ainda em sólidas bases econômicas e sociais. É pois necessário estudar com cuidado o destino tradicional da mulher. Como a mulher faz o aprendizado de sua condição,  como a sente, em que universo se acha encerrada, que evasões lhe são permitidas, eis o que procurarei descrever. Só então poderemos compreender que problemas se apresentam às mulheres que herdeiras de um pesado passado, se esforçam por forjar um futuro novo.

Quando emprego as palavras “mulher” ou “feminino não me refiro evidentemente a nenhum arquétipo, a nenhum essência imutável; após a maior parte de minhas afirmações cabe subentender: ” no estado atual da educação e dos costumes”.

Não se trata aqui de enunciar verdades eternas, mas de descrever o fundo comum sobre o qual se desenvoilve toda a existência feminina singular.

Texto retirado da Introdução – Beauvoir S – O Segundo Sexo

Tereza Ferraz é psicóloga

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench