ThoughtWorks lança campanha de inclusão de pessoas negras na tecnologia

Ação envolve recrutamento de pessoas desenvolvedoras negras e página com histórias de ThoughtWorkers negros

Enviado para o Portal Geledés 

FOTO: PEXELS

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos. Pessoas negras, entretanto, ocupam apenas 6,3% de cargos de gerência e 4,7% no quadro executivo, de acordo com pesquisa do Instituto Ethos. A presença de mulheres negras, em comparação aos homens, é ainda mais desfavorável: elas preenchem apenas 1,6% das posições na gerência e 0,4% no quadro executivo. É para ajudar a diminuir esse abismo que a ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia, está lançando no Brasil a campanha Enegrecer a Tecnologia – feita por pessoas negras para pessoas negras. O objetivo é discutir a inclusão dessa população no mercado de tecnologia e trazer mais pessoas negras para a consultoria.

A iniciativa começa com uma campanha de recrutamento de pessoas negras desenvolvedoras de software para posições nos quatro escritórios da ThoughtWorks no Brasil: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. As inscrições para o Enegrecer Recrutamento Expresso, como está sendo chamada a ação, começam nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 15 de março. O processo de seleção consiste em algumas etapas virtuais e uma etapa presencial em Salvador – a cidade mais negra do Brasil, segundo o IBGE –, realizada em Abril. Para quem se interessar, basta acessar o site da campanha: https://www.thoughtworks.com/enegrecer.

Um dia antes da etapa presencial do recrutamento, em Abril, também será realizado na capital baiana o Enegrecer Talks: evento com conversas e palestras de pessoas negras sobre tecnologia, diversidade e outros temas. Ambas as ações estão sendo desenvolvidas em parceira com a PretaLab, uma iniciativa do Olabi que acredita no protagonismo das meninas e mulheres negras e indígenas nos campos da inovação e tecnologia como forma de reduzir as desigualdades sociais do país. Essas são apenas as primeiras ações da campanha Enegrecer a Tecnologia, que continua ao longo de 2018 com histórias de pessoas negras na tecnologia e conteúdos tecnológicos produzidos por elas.

“Tendo como um dos pilares do negócio advogar apaixonadamente por justiça social e econômica, lançar essa campanha é apenas o certo a se fazer para tentar reparar um dano histórico causado por quase 400 anos de escravidão no país”, diz Juliana Oliveira, Recrutadora da ThoughtWorks Brasil. “É por isso que, ao longo de 2018, Negritude será uma pauta prioritária para nós”, complementa.

 

A iniciativa, a primeira com foco 100% em Diversidade Racial da ThoughtWorks Brasil e da ThoughtWorks Global, está sendo desenvolvida em parceria com o Quilombolas, grupo interno da consultoria formado por pessoas negras para discutir temas como igualdade racial e negritude. Para saber mais sobre a campanha Enegrecer a Tecnologia, basta acessar o site oficial: https://www.thoughtworks.com/enegrecer.

Sobre a ThoughtWorks

 

A ThoughtWorks é uma consultoria de tecnologia para a transformação de negócios. Presente em 15 países, a empresa tem como propósito revolucionar o design e a criação de software e defender mudanças sociais positivas. A missão da ThoughtWorks é melhorar a humanidade por meio do software e ajudar a criar um ecossistema socialmente responsável e economicamente justo.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

Pesquisa inédita mostra a vulnerabilidade de negros e mulheres no mercado de trabalho

Secretaria de Igualdade Racial lança perfil dos fornecedores da...

Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde -   A partir desta segunda,...

para lembrar

Banco do Brasil abre concurso com 2499 vagas em 2015!

O Banco do Brasil está com concurso público aberto...

“Vale do Dendê”: Salvador ganha escritório colaborativo para negros

Inscrições gratuitas estão abertas para 10 profissionais de diferentes...

Inscrições para o programa Olá, Turista! começam nesta terça-feira

  Projeto capacitará 80 mil profissionais do turismo com...

552 vagas de aprendiz no curso de aprendizagem industrial – SABESP

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=