Para mostrar como é ridículo identificar uma pessoa somente como “atriz trans”, Keanu Reeves virou apenas “ator cisgênero de Matrix”.
Por Manuela Barem, do BuzzFeed
A imagem abaixo parece uma notícia comum de um site de fofocas, mas tem sido compartilhada no Facebook por uma razão bem especial: é uma tentativa de chamar atenção para a forma como a mídia trata pessoas trans.
A notícia, que se refere ao suposto namoro de Jamie Clayton, atriz da série Sense8 (Netflix), com o ator Keanu Reaves, trazia originalmente o título “Bomba: Keanu Reaves está namorando atriz trans de Sense 8”.
A forma como o nome de Jamie foi excluído do título, sendo identificada apenas como “atriz trans”, inspirou algumas pessoas a alterarem a imagem, que desta vez identifica a atriz pelo nome e sobrenome, enquanto Keanu é definido apenas por “ator cisgênero de Matrix”. (Cisgênero significa pessoa que se identifica com o gênero com o qual nasceu.)
A imagem havia recebido 959 compartilhamentos e mais de 6 mil curtidas (até a publicação deste post) somente na página “Feminismo Sem Demagogia” no Facebook.
“Eis que o mundo se encontra de ponta cabeça. Ou seria sem pé nem cabeça, apenas uma Matrix?”, diz a post.
“É uma ironia à transfobia”, disse Gustavo Pontes em um dos comentários da página.
Basta jogar “Keanu Reeves” no Google para ver uma lista de sites que reproduziram o título sem pensar em colocar o nome da atriz, como a Revista Monet:
O UOL:
O site R7:
Manuela Barem é eitora fundadora do BuzzFeed Brasil