Tocar o sabor

Nasci na rua Bambina, no bairro carioca de Botafogo. Bambina, todos sabem, é menina em italiano. Aprecio a sonoridade dessa palavra e sua proximidade com bandolim, bambolê, bamba. Mamãe quase me teve dentro do elevador do hospital, segundo relato do meu pai que excelente contador de histórias era um exagerador. Ainda de acordo com ele, uma enfermeira afirmou: Em noites de lua cheia as crianças têm pressa em nascer.

Por  Fernanda Pompeu, do Yahoo

O hospital da rua Bambina existe até hoje, chama-se Samaritano. Palavra que designa aquele que é bom, caridoso, cuidador. Quarenta anos depois do meu apressado nascimento precisei tirar um pólipo da bexiga. Por suposto, pólipo tem som e significado desagradáveis. Já o órgão bexiga remete a algo lúdico, infantil, festivo.

A graça, se há, é que a retirada da excrescência foi no Hospital Samaritano, dessa vez o paulistano, na Conselheiro Brotero, Higienópolis. Achei que morreria: Nasci no hospital Samaritano, nada mais coerente do que morrer no hospital do mesmo nome. Você com razão vai perguntar: Qual a lógica desse pensamento? Respondo: A lógica do medo da morte – a grande paúra.

Aliás paúra é outra palavra italiana. Bem mais concreta do que medo, uma vez que remete à dor de barriga e tremedeira. Ontem, ao relembrar essa história de nascer e morrer no Samaritano, uma amiga observou: Seria redondinho demais. A morte nunca vem ordenada. Ela tem razão, há bagunça na morte. Também, mais acasos do que coincidências.

Todo o lero desta crônica é para ressaltar o saber e o sabor dos nomes. Anoto que saber e sabor têm a mesma origem etimológica. Todo saber tem sabor, todo sabor é um saber. Nomes podem soar salgados, doces, agridoces. Atrás da minha casa de infância erguia-se o morro do Borel. Por anos saboreie a sonoridade da palavra. Especulava: deve ser nome de um pássaro ou de uma árvore.

Recente abri o Dicionário da História Social do Samba, do Nei Lopes e Luiz Antonio Simas. Descobri que o Borel chama-se assim por conta de ser o sobrenome dos donos da fábrica Fumos de Rapé de Borel e Cia, cujos trabalhadores iniciaram a moradia no morro. Decepcionei-me. Compreendi que às vezes é bem melhor ficar com sabor do que com o saber.

imagem: Régine Ferrandis

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Em defesa do amigo e cidadão José Dirceu

Por: Ricardo Kotscho Dez anos atrás, nesta mesma época,...

Vannuchi diz que críticas a Programa de Direitos Humanos refletem dificuldades da democracia no país

    Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi,...

Eleições 2012: representantes da causa negra em Salvador

Neste domingo, 07 de outubro de 2012, milhões de...

Museu Afro Brasil: Fórum – Uma Visão Comparada das Atuais Relações Raciais nos EUA e Brasil

Museu Afro Brasil: Fórum sobre relações étnico-raciais destaca a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=