domingo, novembro 28, 2021
InícioQuestão RacialCasos de RacismoTodos os personagens negros em filmes de brancos

Todos os personagens negros em filmes de brancos

Incluindo aquela personagem em “Harry Potter” que magicamente se transforma em uma menina branca quando o papel passa a ter mais importância.

por Gena-mour Barrett no BuzzFeed

blank

1. O aluno problemático de “capuz” que está apenas esperando uma mulher branca aparecer para salvá-lo de si mesmo. “O QUE VOCÊ SABE, MULHER BRANCA?”, grita o estudante negro. “Você está certo. Eu não sei”, responde ela com calma, olhando profundamente para o rosto do jovem com raiva: “Então, por que você não explica para mim?

2. O amigo negro que é admirado pela complexidade da sua forma de cumprimentar as pessoas.

3. A figura autoritária durona que é tão forte e tão durona que não se importa se é a única pessoa não branca trabalhando em seu departamento. Afinal, quem precisa de diversidade quando você está tão ocupado sendo FORTE e DURÃO.

4. O amigo negro que mostra que o personagem principal branco é, na verdade, muito legal, muito progressista e super descontraído com relação à raça, já que ele tem um amigo negro e não é, tipo, nada demais.

5. A esposa irritada que só grita o nome do marido e por ~alguma razão~ tem uma voz vários decibéis mais alta do que todas as outras esposas delicadas, com cabelos de anjo, chamadas Jill.

6. O alívio cômico que é empolgantemente ambíguo, porque você nunca sabe se está rindo deles ou com eles.

7. O mudo, cujo único trabalho é entregar um pacote e/ou revirar os olhos.

8. O único personagem negro em um filme de terror, que morre imediatamente após um tempo mínimo na tela, mas não antes de se estabelecer como o único personagem que não quer verificar o “barulho estranho” no porão e chama todos os personagens brancos de loucos.

blank

9. O amigo perspicaz que não tem vida visível própria, tornando-o perfeitamente equipado para dar ao protagonista branco o conselho de vida exato que ele precisa ouvir.

10. O personagem com sotaque duvidoso que meio que deveria ser de algum lugar da África, mais ou menos, mas, na verdade, não reflete um país específico, porque a África é basicamente um grande país, de qualquer maneira.

11. O prodígio que só percebe seu verdadeiro potencial quando um gentil e generoso homem branco decide realmente ver seu talento. “Ele tem um dom”, diz o homem branco corajoso para todos os outros personagens no filme. Literalmente ninguém mais concorda até o fim, quando o prodígio prova que ele realmente tem talento, e o personagem branco é considerado corajoso por ter se preocupado no início.

12. Aquela personagem em “Harry Potter” que magicamente se transforma em uma menina branca quando o papel passa a ter mais importância.

13. A empregada amável que obedientemente cuida dos filhos da mulher branca rica sem reclamar e cujos próprios filhos nunca são mostrados, porque ela é tão boa em cuidar daquela criancinha branca.

14. O personagem negro simbólico que diz “em nome de todas as pessoas negras”, sem ironia.

15. A amiga atrevida que usa “menina” ou “amiga” mais frequentemente do que qualquer pessoa normal usaria em uma conversa normal. Menina.

16. O personagem que diz todas as falas mais problemáticas dos filmes e absolve o público de toda a culpa por rir dele.

blank17. Toda personagem de ensino médio que inevitavelmente tem sido interpretada por Gabrielle Union.

18. O homem com a voz legal e sedosa, cuja voz é tão legal e sedosa que ele é escalado como Deus não uma, mas duas vezes.

19. O guarda-costas encarregado com a tarefa muito importante de proteger a protagonista branca e garantir que ela se recomponha. Os dois inicialmente não se olham nos olhos, mas eventualmente criam um vínculo após o guarda-costas se arriscar pela 167ª vez para salvar o dia, levando a protagonista branca a ter a bela constatação de que “talvez eu realmente precisede você”.

20. O personagem cuja única fala consiste em uma única frase de efeito.

21. A mulher que só pode ser verdadeiramente bela quando tira os cachos olhando no espelho.

22. O garoto negro que sai com todas as crianças brancas e cujos pais e cuja vida doméstica nunca são revelados.

23. A negra velha mística, também conhecida como Madame Alguma Coisa, com habilidades psíquicas, que fala em grande parte por meio de enigmas e alonga todas as palavras. “CuidaAaAado, há um grande…perigo”, avisa. Os personagens brancos não dão a mínima para seus avisos.

24. Todos os outros personagens negros místicos, cujos poderes são úteis apenas para o benefício de pessoas brancas.

blank

25. O personagem excepcionalmente quieto e reservado, que surpreende o público quando você descobre que ele não só pode cantar, mas CANTA.

26. O trabalhador de fast-food com uma “atitude ruim”, que normalmente está mascando chiclete e nunca parece fazer seu trabalho corretamente.

27. A melhor amiga solteira e independente, cuja única finalidade é dar conselhos amorosos de merda e nunca ter um homem para si mesma.


28. O personagem negro que morre exclusivamente para avançar o enredo. “Eu nunca te esquecerei”, grita o protagonista branco, que rapidamente o esquece duas cenas depois.

29. A assistente que atende às ligações telefônicas do protagonista branco, organiza suas reuniões e aparece de vez em quando para ouvir de que novo jeito emocionante o personagem principal ferrou com tudo agora.

30. O atleta que está apenas pedindo um pouco de atenção de um treinador branco que é novo na cidade e não tem nenhuma experiência.

31. O personagem negro que faz piadas sobre o quão brancos são todos os seus amigos.

32. O “bandido”. Facilmente identificável pela roupa escura, um “comportamento desonesto” e uma capacidade única de existir em um filme sem ter que explorar as injustiças do sistema judicial criminal.

33. O dançarino de hip-hop que tem pena de um personagem branco sem ritmo, cuja vida é transformada quando ele aprende a dançar.

34. Dionne, de “As Patricinhas de Beverly Hills”.

RELATED ARTICLES