Tom Fuller: A Calculadora da Virgínia era um escravo analfabeto

Tom Fuller, também conhecido como a Calculadora da Virginia ou Tom, o Negão, foi um escravo dos muitos que foram levados para o EUA para trabalhar nas plantações de algodão nos Estados do Sul.

 

Do Mdig

Em 1724, com 14 anos, foi capturado na costa da Libéria e vendido a Elisabeth Coxe para trabalhar em sua plantação de Alexandria (Virgínia). Trabalhou toda sua vida na plantação, mas todos os que lhe conheciam falavam de sua facilidade para o cálculo mental.

O movimento abolicionista, nascido no EUA no final do século XVIII, utilizou-o como estandarte para jogar por terra a estúpida ideia de que os negros eram intelectualmente inferiores aos brancos.

À idade de 70 anos, e após muito tempo escutando os prodígios de Tom, dois respeitáveis cidadãos de Virgínia, William Hartshorne e Coates Samuel, decidiram colocar a prova o escravo com perguntas difíceis ou impossíveis de calcular mentalmente:

  • Quantos segundos há em um ano e meio? 47.304.000 (respondeu em menos de 2 minutos)
  • Quantos segundos viveu um homem que tem 70 anos, 17 dias e 12 horas? 2.210.500.800 (respondeu em um minuto e meio). Hartshorne pegou a pena (caneta) para fazer os cálculos, e após seis minutos disse que estava errado e que o número era menor que o que ele havia dito. Tom respondeu que o Senhor Hartshorne esquecera dos anos bissextos. E efetivamente tinha razão.
  • O último teste foi fazer várias multiplicações com números de 9 dígitos. Tom, o Negão acertou todas.

Era um prodígio da natureza, mas ainda não é tudo: Tom nunca aprendeu a ler nem escrever. Muitas testemunhas destas habilidades comentavam que era uma lástima que não tivesse recebido uma apropriada educação, ao que Tom contestava:

“It is best I got no learning; for many learned men be great fools (É melhor não ter estudado pois muitos eruditos são verdadeiros idiotas)”.

Tom faleceu em 1790 com 80 anos na mesma plantação onde viveu toda sua vida.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=