Toni Bernardo da Silva – Agressores foram soltos, porque o crime foi considerado lesão corporal

Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis, Sul do Estado, e representantes de entidades civis ligados aos movimentos sociais e estudantis fizeram um protesto nesta quarta-feira, 19, durante a sessão da Câmara realizada nesta quarta-feira. Eles levantaram faixas pedindo um basta a violência, em alusão ao caso do estudante africano Toni Bernardo da Silva, que morreu em Cuiabá após ser agredido por policiais.

Segundo a presidente do Movimento Negro, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes, o objetivo do protesto é reivindicar justiça no caso de Toni, que era estudante da UFMT. “A Universidade tem demostrado um atitude racista em relação ao caso e isso não podemos admitir” – disse a presidente do Movimento Negro, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes.

A presidente do DCE, Pâmella Araújo Balcaçar, comentou que com a ação pretendem conscientizar a população sobre a gravidade do crime contra o estudante. “Na semana passada os agressores foram soltos, porque o crime foi considerado lesão corporal, mas como isso se o estudante foi espancado até a morte. Isso é homicídio qualificado”, diz.

O protesto também reivindicava as Sobrevagas, uma medida aprovada desde 2003, que prevê 30% das vagas reservadas para alunos com baixa renda. “E isso não vem acontecendo no Campus da UFMT de Rondonópolis”, fala Elaine.

Fonte: 24horas News

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.