Torcedor do Boca Juniors detido em SP por racismo no estádio do Corinthians é transferido de delegacia

Enviado por / FonteG1

Homem que imitou macaco foi transferido do 24ºDP para a Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitores de Intolerâcia Esportiva (Drade), no Centro de São Paulo.

O torcedor do Boca Juniors detido por injúria racial no estádio do Corinthians, na noite de terça-feira (26), durante jogo contra o time argentino pela Taça Libertadores, não voltou ao seu país.

Na madrugada desta quarta (27), ele foi transferido do 24ºDP para a Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), que fica no prédio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), no Centro de São Paulo.

O homem foi flagrado provocando corintianos e imitando um macaco. Um torcedor fez a denúncia e entregou vídeo aos policiais. O homem foi detido no intervalo da partida.

O crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º) prevê reclusão de um a três anos e multa.

Integrantes do Consulado da Argentina no Brasil procuraram representantes da Polícia Militar em busca de informações sobre o caso.

Cerca de 2.500 ingressos foram vendidos para os torcedores do Boca Juniors para o jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos. O Corinthians cedeu parte do Setor Sul para aumentar a capacidade do setor visitante, que costuma receber apenas 1.500 pessoas.

O Corinthians se manifestou por meio de nota oficial, na qual disse que “repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação e agradece à Polícia Militar pela eficiência no apoio prestado. Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio.”

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=