Tours em sete cidades contam a história do pós-abolição e marcam aniversário do Guia Negro

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

O 14 de Maio de 1888 é o dia mais longo da história, segundo o professor e consultor em gestão da diversidade Hélio Santos. É o dia depois da abolição da escravatura no Brasil, em que os negros não tinham terra, trabalho, escola e nem para onde ir. O pensamento escravista ainda estava encrustado na sociedade e gera impactos até hoje com o racismo estrutural. Para marcar as lutas pela liberdade do povo negro e lembrar das histórias apagadas e pouco valorizadas, a plataforma de afroturismo vai realizar tours por seis cidades brasileiras neste fim de semana.

Entre as experiências turísticas estão: Caminhada São Paulo Negra; Caminhada Salvador Negra; Caminhada Olinda Negra; Caminho Ancestral (São Luís), Caminhada Boipeba Roots e Pequena África, no Rio. Os tours são realizados em parceria com o Alafin Oyó, Da Cor ao Caso, Quase Nativa, Sou Mais Carioca com venda pelo site da Diaspora.Black, market place especializado em hospedagem, experiências e cursos ligados a negritude.

Na capital paulista, a Caminhada São Paulo Negra mostra lugares como o pelourinho, onde os escravizados eram torturados e o local onde havia leilão de pessoas negras como mercadorias. Ambos ficam na região central e são de grande fluxo de pessoas, que passam todos os dias, mas não sabem o que ocorreu no passado. As histórias do tour também abordam o presente e o futuro e exaltam a cultura negra. “Nós lembramos desse período de dor, que é a escravização, e mostramos os locais importantes dos séculos 18 e 19, mas também abordamos a nova migração africana e os ritmos negros, como o samba rock”, pontua Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro.

Os passeios marcam o aniversário de quatro anos da plataforma, que além das experiências produz conteúdos para inspirar que mais pessoas conheçam lugares do afroturismo. O Guia Negro possui tours em seis cidades, além de podcast, programa de entrevista no Youtube e seu site onde reúne informações sobre o setor. “Além de contar histórias que a história não conta, conectamos pessoas e despertamos o desejo para que mais pessoas conheçam a história e cultura negra”, lembra Heitor Salatiel, gestor de experiências do Guia Negro.

A Diaspora.Black também comercializa roteiro em Alagoa Grande (PB) em parceria com um grupo de mulheres do Quilombo Caiana, onde a história de resistência da comunidade será destacada. “Há uma diversidade de histórias negras a serem contadas e recontadas. Esses roteiros estão disponíveis para reservas durante todo o ano, e o turismo é uma ferramenta poderosa de conhecimento e transformação social, com narrativas representativas sobre a nossa verdadeira história”, destaca Carlos Humberto Silva, fundador e CEO da Diaspora.Black.

Em São Luís, do Maranhão, por exemplo, será possível conhecer figuras importantes no cenário literário, intelectual, arquitetônico, musical e cultural da cidade, mas que foram invisibilizadas pelo racismo estrutural. “É fundamental contar a história de nossa ancestralidade que resiste e permanece presente no cotidiano e na construção cultural, social e política de São Luís, que é uma cidade negra”, pontua Anita Machado, diretora do Instituto Da Cor ao Caso, que realiza a atividade Caminho Ancestral.

Foto: Divulgação

Programação dos roteiros 

14/05

Caminhada SP Negra  – 9h

Caminhada Salvador Negra (BA) – 9h

Caminhada Olinda Negra (PE) – 15h

Caminhada Boipeba Roots (BA) – 9h

Caminho Ancestral (MA) – 15h

Inscrições até 2h antes das saídas pelo site:

www.diaspora.black

15/05

Vivenciando Caiana (Dia 15, às 9h)

Pequena África (Rio) – (Dia 15, às 9h)

+ sobre o tema

Éle Semog: Tudo que está solto – Lançamento do livro

Tudo que está solto  Ele Semog 23 novembro 2010...

12 coisas que Pharrell Williams fez virar ouro

Da bandinha da escola ao estrelato, Pharrell Williams foi...

Lewis Hamilton deixa Mercedes e será piloto da Ferrari a partir de 2025

A parceria entre Lewis Hamilton e Mercedes oficialmente chegou...

Jair Oliveira e Luciana Mello realizam show tributo em homenagem a Jair Rodrigues

Apresentação realizada pela Eldorado e D&D Shopping será dia...

para lembrar

Chuck Berry, lenda do rock, morre aos 90 anos

Chuck Berry, considerado um dos pioneiros do gênero, guitarrista...

Instituído Dia Nacional Da Consciência Negra

Lei sancionada em 11/11/2011 Em todo o país a data...

Eto’o diz que quer encerrar a carreira no Anzhi

O atacante Samuel Eto'o, que recebe o maior salário...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=