Transformação de sujeitos para uma sociedade igualitária

A construção de uma sociedade igualitária perpassa pela proposição de um desejo coletivo e pela elaboração de um projeto que articule a dimensão da cultura, da educação e da superação da desigualdade social. A atuação das organizações que se propõem a criar intervenções para crianças e adolescentes precisa compreender a diversidade de demandas que esse público exige, em relação a gênero, a orientação sexual, a raça/etnia e a classe social.

Ao visar a transformação social para os jovens em seus territórios é preciso considerar a complexidade de suas histórias de vida e dos vínculos estabelecidos com suas famílias. A possibilidade de atuação com crianças e adolescentes demanda um estudo prévio sobre as leis de proteção para esse público, para conceber estratégias e perspectivas que atendam as características dos jovens. É preciso refletir sobre qual transformação se pretende alcançar, por que e como efetivar esse caminho.

Para desenvolver uma intervenção e implementar uma metodologia é preciso considerar o ambiente e período, pois cada ser humano possui uma singularidade, as comunidades possuem suas próprias rotinas, as organizações têm sua própria gestão, a sociedade tem sua própria cultura. Implementar ações que visem uma transformação na vida dos jovens implica aceitá-los como cidadãos, com direitos de acessar um mundo que lhes possibilite sonhar, acreditar no mundo com menos injustas, discriminações, preconceitos e violências.

É preciso olhar para as crianças e adolescentes e reconhecê-los como sujeitos capazes de mudanças, pessoas autônomas que precisam de oportunidades para escreverem suas próprias histórias. Eles e elas se relacionam com o mundo, constroem suas perspectivas de vida, são protagonistas. O que a sociedade civil organizada, o terceiro setor e as instituições públicas e privadas, ao se dispuserem a atuar com esse público, precisam oferecer são as oportunidades.

A valorização da vida, de uma cultura de paz, o respeito à diversidade das formas de existência, o foco na autonomia, o incentivo ao empoderamento, tudo isso constitui caminhos de transformação para esses jovens.

 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a...

para lembrar

spot_imgspot_img

Avaliação de mérito acadêmico, ações afirmativas e os 90 anos da USP

Alguns consideram que a fonte para a implementação de ações afirmativas nas universidades estadunidenses tenha sido a teoria da justiça de John Rawls. Eu...

Os avós que não querem ser explorados: ‘Cuidar dos netos ocasionalmente é diferente de virar cuidador principal’

Ao passar perto de um parquinho, em qualquer tarde de um dia de semana, é possível ver uma cena típica: avós cuidando dos netos...

O que é a ‘síndrome da filha mais velha’, que sobrecarrega meninas pelo mundo

Você já ouviu falar da “síndrome da filha mais velha”? É a carga emocional que as filhas mais velhas tendem (e são incentivadas) a...
-+=