Transporte ao estádio é ponto fraco na avaliação de estrangeiros

O transporte aos estádios das seis cidades-sede da Copa das Confederações obteve a menor avaliação positiva dos estrangeiros que visitaram o país para o torneio, informou nesta sexta-feira uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo.

Segundo resultados preliminares do levantamento, 61,5% dos estrangeiros entrevistados avaliaram positivamente o quesito, taxa inferior, por exemplo, à dos serviços de alimentação e bebida (64,9%), à do processo de compra de ingressos (69,6%) e à da sinalização do estádio (78,8%).

Para a pesquisa, foram feitas cerca de 14 mil entrevistas, sendo 4 mil nos aeroportos e 10 mil nos estádios, hotéis e locais de retirada de ingressos (625 em cada uma das 16 partidas).

Até agora, o Ministério do Turismo diz já ter processado as respostas de 106 entrevistados nos aeroportos (São Paulo, Brasília e Fortaleza) e de 2 mil nos estádios.

As entrevistas nos aeroportos foram feitas exclusivamente com visitantes estrangeiros nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Salvador, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte).

Para cerca de 70% desses entrevistados, o torneio foi o principal motivo da viagem ao Brasil. Em média, os estrangeiros permaneceram ou pretendiam permanecer 14 pernoites no país.

Grande parte deles veio acompanhada de amigos (36,2%) ou de colegas de trabalho (33,3%).

Se na avaliação geral dos estrangeiros, o transporte para os estádios registrou a menor incidência positiva, no tocante à infraestrutura das cidades-sede, o quesito voltou a ser objeto de reclamação.

Mais mais da metade dos estrangeiros (55,3%) avaliou negativamente os transportes públicos. Já os serviços de táxi (83,1%) e a limpeza pública (78,3%) obtiveram avaliações positivas.

Em termos de serviços turísticos, o atendimento no idioma ao turista foi o serviço de menor incidência positiva (56,6%). Do outro lado, nove em cada dez estrangeiros avaliaram positivamente os restaurantes.

Já em relação aos preços, a alimentação dentro dos estádios (49,3%) e os meios de hospedagem (53,8%) foram os itens com menor avaliação positiva por parte dos estrangeiros. Grande parte dos turistas de fora do país (81%) viram com bons olhos o custo do transporte até o destino e do transporte público.

Público geral
A pesquisa revelou que a média geral dos visitantes de outros lugares do Brasil e do exterior permaneceu ou pretendia permanecer 3 pernoites na cidade-sede. Cerca de 37% deles não pernoitou no local onde os jogos foram realizados.

Os preços dos restaurantes (79,5%), táxis (69,4%), meios de hospedagem (68,4%), ingressos (64,9%) e transporte público (62,5%) foram avaliados de forma positiva por este público.

Já o preço da alimentação dentro dos estádios foi considerado ruim ou muito ruim pela maior parte dos participantes (78,1%).

 

 

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Comércio entre Brasil e África cresce 416% em 10 anos

  Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Obama ‘perdoa’ peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças

Presidente cumpriu tradição na Casa Branca com as filhas,...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

O beija mão de Karnal em Moro abre novos negócios. Por Kiko Nogueira

A esquerda que tinha Leandro Karnal em alta conta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=