Três seguranças do Metrô são afastados após agressão a adolescente na Estação Tamanduateí

Caso ocorreu neste domingo (8), na Linha 2-Verde. Passageiros gravaram ação dos agentes. À polícia, seguranças alegaram suspeita de furto, mas não explicaram o que poderia ter sido furtado.

Por Glauco Araújo, do G1

Seguranças agridem adolescente em estação de Metrô de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Três seguranças do Metrô foram afastados, nesta terça-feira (10), após agredirem um adolescente de 14 anos durante uma abordagem feita por eles na Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde, neste domingo (8). Passageiros que circulavam pelo local gravaram a ação (veja vídeo acima).

Em nota, o Metrô informou que o afastamento será “enquanto durarem a apuração dos fatos.”

Nas imagens é possível ver os seguranças do Metrô imobilizando o adolescente. O menino segue sendo imobilizado mesmo após cair no chão . Os passageiros pedem para que os seguranças parem, tentam interceder, mas não são atendidos.

Os três seguranças foram identificados e ouvidos pela polícia. Em depoimento, disseram que o jovem era suspeito de uma tentativa de furto dentro da estação, mas eles não explicaram o quê poderia ter sido furtado.

Em outra nota, o Metrô explicou que, ao ser abordado, o menor estava com drogas ilícitas. Segundo a Polícia, porém, nada foi encontrado.

Na abordagem, o rapaz ficou marcado no braço, nas costas e no pescoço.Testemunhas relatam a violência dos seguranças na abordagem e contestam a versão dos agentes.

“Esse garoto estava ali, calmo, sendo vistoriado ali perto da catraca de saída. Ate que essa polícia do Metro encontrou um papel se diz lá de seda e levantou a voz para o garoto que se assustou, mas de forma nenhuma ele tentou virou de costas para tentar correr ou algo assim”, afirma Walter.

“Desde o começo o segurança foi hostil com o garoto. Não acho que é normal esse tipo de abordagem, não acho que a gente tem que achar certo”, defende um outro passageiro que preferiu não se identificar.

Garoto de 14 anos foi abordado de forma violenta por seguranças do Metrô — Foto: Reprodução/TV Globo

A polícia irá analisar as imagens gravadas pelas câmeras de segurança do Metrô para encontrar cenas que possam comprovar tanto a possível tentativa de furto por parte do adolescente quanto o abuso de autoridade cometido pelos seguranças.

O caso foi registrado como lesão corporal leve e abuso de autoridade. Sobre a alegação de furto, a polícia instaurou ainda uma averiguação de ato infracional por furto.

O Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe) acompanha o caso.

“A nota do Metro é mentirosa em afirmar que o menino de 14 anos foi encontrado com drogas. A versão inicial dos seguranças de tentativa de furto também não se confirmou, já que nenhuma vítima foi apresentada ou identificada pelos seguranças do Metrô”, afirmou Ariel de Castro Alves, advogado e conselheiro do Condepe.

“O delegado me mostrou na delegacia o que foi apreendido com o jovem. Uns panfletos pedindo dinheiro para ajudar a família. O Metrô deveria fazer convênios com entidades sociais e órgãos públicos para ter profissionais capacitados para realizarem abordagens adequadas de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua, trabalho infantil, mendicância e vendedores. E não deveriam continuar promovendo limpeza social por meio da violência de seus seguranças”, disse Alves ao G1.

Violência

Há três meses, os seguranças da Estação Sé expulsaram moradores de rua, que estavam no local se protegendo da chuva, com cassetetes e até golpe de mata-leão. 17 seguranças que participaram das agressões foram afastados.

Em abril, dois agentes foram flagrados agredindo um rapaz na Estação Bresser-Mooca, depois de uma discussão por causa de um abordagem. O Metrô também os afastou.

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

Ato político-cultural em SP lembra morte de Cláudia Ferreira

Organizações de mulheres negras de São Paulo fazem na...

Um ano depois, policial de Baltimore é absolvido por morte de Freedie Gray

Manifestantes protestaram contra decisão do juiz que alegou não...

Policiais confundem saco de pipoca com drogas e matam adolescente

Um adolescente de 16 anos morreu na noite desta...

Janet Jackson #BlackLivesMatter – Can’t Be Stopped

Este vídeo foi inspirado pelo discurso poderoso Jessie Williams...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=