Tribos africanas possuem parte de DNA europeu

Mistura genética ocorreu há mais de mil anos; genes teriam vindo do Oriente Médio

REINALDO JOSÉ LOPES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As tribos de caçadores-coletores que vivem no sul da África costumam ser vistas como uma espécie de modelo quase intacto dos primeiros Homo sapiens, relativamente isoladas desde que a nossa espécie surgiu há mais de 100 mil anos. Daí a surpresa que vem dos dados de uma nova pesquisa: parte do DNA dessas tribos lembra muito o de… italianos e espanhóis.

E, ao que tudo indica, a mistura genética aconteceu há mais de mil anos, muito antes de os europeus chegarem à região, a partir do século 15.

A pesquisa foi publicada na revista científica “PNAS”.

Os cientistas comparam trechos do DNA de mais de mil pessoas, pertencentes a 75 populações diferentes mundo afora, entre as quais 15 tribos “khoisan”, como são conhecidos os caçadores e pastores do sul da África.

Após analisar os dados, os pesquisadores verificaram a presença de variantes genéticas de origem “eurasiático-ocidental”. Trocando em miúdos: derivados da mesma população que originou os europeus e os povos do Oriente Médio. Um dos grupos “khoisan” parece ter herdado 14% de seus genes desse grupo.

A explicação para o mistério parece estar em outros povos da África. Entre certos grupos etíopes, por exemplo, esse mesmo componente genético parece corresponder a 50% do DNA, e com uma origem bem mais antiga, com cerca de 3.000 anos.

Daí o cenário proposto pela equipe: grupos do Oriente Médio teriam primeiro chegado ao leste da África e se misturado à população local. Mais tarde, descendentes miscigenados desse grupo teriam partido rumo ao sul do continente, daí a menor proporção de genes “eurasiáticos” ao longo do tempo. A semelhança com italianos e espanhóis seria explicada pelos ancestrais comuns de ambas as populações.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Naomi Campbell aparece amordaçada em capa de revista e gera polêmica

A nova capa da revista V Spain está gerando...

Eventos celebram o dia 20 de Novembro em SP

Shows gratuitos no feriado da Consciência Negra no Guia da...

MARÍLIA: Galeria Municipal expõe Tributo à beleza negra

Numa reverência à raça, 14 artistas marilienses apresentam suas...

para lembrar

Exposição fotográfica homenageia Comunidade Negra Arturos

Em homenagem aos 122 anos de Abolição da Escravatura...

Januário Garcia: Mulheres Negras em Diáspora de Januário Garcia

17 de novembro 2011 18h 30m visitação até...

Gilberto Gil faz música para bisneta e Preta Gil posta vídeo

Gilberto Gil causou comoção ao mostrar uma música nova...
spot_imgspot_img

Oito em cada dez quilombolas vivem com saneamento básico precário

De cada dez quilombolas no país, praticamente oito vivem em lares com saneamento básico precário ou ausente. São 1,048 milhão de pessoas que moram...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...

Festival literário propõe amor e diversidade como antídotos ao extremismo

O Festival Literário Internacional de Paracatu - Fliparacatu - vai colocar no centro do debate o amor, a literatura e a diversidade como pilares...
-+=