Tribunal de Justiça de SP lança programa para homens envolvidos em violência doméstica

Reflexivo e educativo, grupo pretende fazer com que homens agressores repensem práticas violentas contra as mulheres

Do RBA

O Tribunal de Justiça de São Paulo lança hoje (15), no Fórum Regional do Butantã, zona oeste da capital paulista, lança programa para que homens envolvidos em violência doméstica reflitam e revejam as posturas adotadas na resolução de conflitos.

O Cá entre Nós – Grupo Reflexivo e Educativo para Homens Envolvidos em Situação de Violência Doméstica – é uma iniciativa das juízas Tatiane Moreira Lima, do Fórum Regional do Butantã, e Ana Paula Gomes Galvão Vieira de Morais, do Fórum Regional de Santo Amaro.

Segundo a juíza Tatiana Lima, a iniciativa surgiu após constatação de que enquanto as mulheres vítimas contavam com programas de proteção e rede de apoio, e eram obrigadas a percorrer périplo por delegacias, fóruns e Instituto Médico Legal (IML), os agressores ficavam desobrigados de maiores responsabilidades.

Outra motivação é que os agressores, após o rompimento conjugal com a vítima, constituía novo relacionamento e voltava a reincidir nas práticas violentas. As mulheres, por sua vez, sofrem por até oito anos, em média, até decidir pela denúncia do parceiro violento.

“Daí surgiu essa necessidade de chamar os agressores para que eles reflitam sobre suas atitudes, para que possam também pensar no papel do que é ser homem e como resolver os conflitos sem usar a violência”, afirma a juíza Tatiana Lima em entrevista à jornalista Marilú Cabãnas, da Rádio Brasil Atual.

Segundo dados do Mapa da Violência de 2014, 80% das mulheres agredidas tinham filhos e, em 64% dos casos, as agressões ocorriam na frente das crianças. “A violência contra a mulher não é só contra a mulher, é uma violência contra a família como um todo”, aponta Tatiana.

Foram selecionados para o projeto homens que incorreram em agressões leves ou ameaças, e que não são reincidentes. Os envolvidos participaram de 12 encontros coletivos, um por semana, que serão mediados por psicólogos e assistentes sociais.

Ouça:

+ sobre o tema

Trinta Homens

Trinta. Vinte e nove Vinte e oito Vinte e sete Vinte e seis Vinte...

Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro,...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

para lembrar

Internautas relatam abusos após jornalista denunciar a violência obstétrica no Brasil

Matéria “Na hora de fazer não gritou”, da jornalista...

Mulher Com os Olhos Perfurados Pelo Ex-Marido: “Viverei na Escuridão”

'Vou viver na escuridão', lamenta mulher que teve olhos...

Taxa de feminicídios no Brasil é quinta maior do mundo

Lançadas nesta semana, diretrizes nacionais sobre feminicídio querem acabar...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=