Turismo Étnico da Bahia também é atração na Abav

Fonte: Jornal da Mídia –

 

 

Salvador – Considerado como um dos principais produtos turísticos da Bahia, o Turismo Étnico, lançado em 2007, também é destaque na 37ª edição da Abav, que está sendo realizada no Riocentro, na capital fluminense.

No balcão específico, instalado no estande da Bahiatursa, os visitantes têm acesso às informações e materiais promocionais dos destinos que possuem a maior quantidade de indígenas e afrodescendentes do estado, a exemplo de Salvador, Porto Seguro, Costa do Dendê e Chapada Diamantina.

O coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo, se reuniu com um grupo de operadores e dirigentes do setor durante a feira. Ele afirmou que, no segmento afro, os principais roteiros já formatados são os de Salvador, do Recôncavo e das comunidades quilombolas de Jatimani, Lagoa Santa e Boitaraca, no Baixo Sul, além de uma comunidade na Chapada.

A Secretaria de Turismo (Setur) mantém entendimentos para a implementação de roteiros integrados do segmento com os estados de Alagoas, cujo Quilombo dos Palmares é a principal atração, e de Pernambuco. “A idéia é fortalecermos ainda mais o voo que liga Salvador aos Estados Unidos, que é operado pela American Air Lines e que hoje conta com uma freqüência de aproximadamente 70%”, diz Arquimimo.

Já no segmento indígena, os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália se destacam com o roteiro que permite a visitação da Aldeia Pataxó Coroa Vermelha. O passeio de cinco dias permite ao turista visitas às reservas, banhos de rio, aulas de práticas indígenas como arco e flecha, pintura corporal, rituais característicos, oficinas de artesanato e refeições com comidas típicas.

Matéria original

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=