TVT exibe Aula Pública Opera Mundi sobre intolerância religiosa nesta quinta

Ministrada por Magali Cunha, professora de Comunicação Social da Universidade Metodista, aula será exibida às 20h; saiba como acompanhar

no Opera Mundi

A TVT (TV dos Trabalhadores) exibe nesta quinta-feira (24/12), às 20h (horário de Brasília), a Aula Pública Opera Mundi explica como o mundo precisa combater a intolerância religiosa, ministrada por Magali Cunha, professora de Comunicação Social da Universidade Metodista.

magalicunhaO conteúdo será exibido em sinal aberto (canal 8, digital) e na TV a cabo na cidade de São Paulo (canal 2 da NET), na região do ABC (canal 12 da NET) e em Mogi das Cruzes (canal 13 da NET).

As Aulas Públicas são resultado de uma parceria entre Opera Mundi e a TVT. A primeira e a segunda temporadas das Aulas Públicas, produzidas em 2013 e 2014, já foram exibidas em sinal aberto e estão disponíveis na internet no canal do YouTube de Opera Mundi. Na última quinta-feira (17/12), a TVT exibiu o episódio da terceira temporada das Aulas Públicas sobre o futuro da saúde global, ministrada pela professora livre-docente do IRI (Instituto de Relações Internacionais) da USP.

Com duração de 30 minutos (contando os intervalos), as aulas públicas buscam, num formato dinâmico, explicar de maneira didática assuntos em destaque na política internacional por especialistas nos temas tratados. “Legalização do aborto”“Esquerda e direita: que saída elas oferecem para crise?” “O direito de insurreição dos palestinos” estão entre os tópicos já abordados.

Cada Aula Pública Opera Mundi é dividida em três blocos. No primeiro, é exibida uma introdução ao tema tratado, antes da fala do professor. No segundo bloco, um comentarista – em geral, um correspondente internacional do site – faz uma pergunta ao expositor. No terceiro bloco, a plateia, formada por estudantes, é quem coloca suas dúvidas, interagindo com o especialista.

As reprises da aula serão exibidas na terça-feira (15h), sábado (17h30) e domingo (19h30).

Para Haroldo Ceravolo Sereza, diretor de redação de Opera Mundi e coordenador do projeto, “a exibição pela TVT é um reconhecimento da qualidade dos programas e uma oportunidade de fazer as discussões de interesse público circularem cada vez mais”.

De acordo com o diretor de programação da TVT, Antônio Jordão Pacheco, as Aulas Públicas Opera Mundi são uma das principais atrações da nova grade da emissora educativa. “Queremos reforçar esse tipo de parceria com a sociedade civil, a imprensa independente e as universidades. Nossa programação busca tratar de questões relevantes para a população, numa abordagem democrática e compromissada com a produção do conhecimento e a justiça social”.

Sobre a TVT

A TVT tem expressamente como missão difundir uma comunicação “do público para o público”. “Divulgamos as demandas e as ações transformadoras dos movimentos sociais e investimos em conteúdos analíticos, críticos, contribuindo para estimular a reflexão sobre os fatos e despertar o desejo de transformar o que toca a nossa vida pessoal e coletiva, mantendo sempre o compromisso com a verdade”.

A TV dos Trabalhadores entrou no ar em agosto de 2010. Trata-se da primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores. A concessão ocorreu após 23 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A emissora foi outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho e é mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Como sintonizar o canal:

Com alcance estimado de aproximadamente 20 milhões de telespectadores, há diversas formas de sintonizar a TVT.

São Paulo capital e região metropolitana: canal 8 (sinal digital em HD);
São Paulo capital: canal 2 da NET, das 19h às 20h30;
ABC: canal 12 da NET;
Mogi das Cruzes: canal 13 da NET;
Claro: canal 408.1;
Parabólica ou receptor de satélite: para sintonizar o canal, use a seguinte frequência: satélite C3, frequência 3851, Symbol Rate 6247, polaridade vertical;
Internet: também é possível assistir ao vivo no portal www.tvt.org.br

+ sobre o tema

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

para lembrar

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...

Publicidade, falsos ideais e os muros que precisamos derrubar

No palco iluminado da publicidade, as marcas não podem...

Decisão do STF abate o racismo religioso

Quem vocifera contra cultos de matriz africana busca ditar...

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...
-+=