Ufba sedia terceira edição do Fórum Negro de Arte e Cultura

Programação homenageia o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento

Por Marília Moreira, do Correio 24 Horas

Abdias Nascimento (Foto:  Luiz Paulo Lima)

Explorar a multiplicidade de saberes dos povos negros em diversas perspectivas, tanto nas artes, quanto na filosofia e outras linguagens. É esse o propósito do Fórum Negro de Artes e Cultura (FNAC), que acontece de segunda a sexta (18 a 22 de março), na Ufba.

Em sua terceira edição, o evento segue ampliando as conexões e o diálogo entre universidade e sociedade com a participação de representantes da cultura popular, acadêmicos, quilombolas e artistas das mais variadas áreas (dança, teatro, belas artes e música).

“Nossa primeira edição foi restrita à Escola de Teatro, atendendo a uma reivindicação que começou lá. No segundo ano, já incluímos a dança. Hoje, o “A” e o “C” do FNAC integra arte e cultura, e não só mais as artes cênicas”, explica Alexandra Dumas, coordenadora do evento.

Ela lembra que a primeira edição ocorreu em 2017, fruto de uma insatisfação coletiva – dos estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação e alguns professores engajados – referente ao recalcamento dos conhecimentos afro-referenciados na universidade.

“Eu fui aluna da escola nos anos 90 e , como aluna, eu posso avaliar o período em que estudei e o agora, no qual sou professora. É muito perceptível a mudança, inclusive visualmente. A diversidade que vemos hoje na Escola de Teatro é resultado de ações públicas. Isso começa a reverberar como ação, como presença, e a gente passa também a discutir o papel da universidade frente ao racismo estrutural”, avalia.

O tema escolhido para a edição sintetiza essa abertura: Xirê dos Saberes: (Re) Conhecer, Existir. O 3º FNAC homenageia o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento (1914- 2011). Por isso, diversas ações lembram o legado do intelectual paulista. “Vamos pôr em prática o que Abdias chamava de quilombismo, conceito que celebra os saberes tradicionais como força da mobilização política dos negros nas Américas, a partir dessa alegria de estar junto”, comenta Dumas.

No último dia de evento, o performer Milsoul Santos, artista representante do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, do Rio de Janeiro, apresentará o poema Padê de Exu Libertador, de Abdias. No mesmo dia, ocorrerá o lançamento do livro O Quilombismo, de Abdias Nascimento (Editora Perspectiva / IPEAFRO) e exibição de dois filmes sobre a vida e obra deste intelectual  brasileiro.

Espetáculos, oficinas, conferências, ciclos de leituras dramáticas, feira afro, exposição de trabalhos acadêmicos, mesas de discussão, painéis de artes, exibição de filme e lançamento de livros compõem a programação.

Dentre os nomes de destaque, estão Emanuel Aráujo, artista plástico baiano e diretor do Museu AfroBrasil (SP), que participará da Conferência de Abertura, ao lado da antropóloga Ana Lúcia Lopes e do psicólogo Márcio Farias; o filósofo Renato Noguera, que na terça, às 10h, apresentará o conceito de afroperspectividade; e os baianos Antônio Olavo, Jaime Sodré, Lindinalva Barbosa (CEAO, Pós- Afro) e Iraildes Nascimento (diretora da Escola Ilê Axé Opô Afonjá).

Para participar, é preciso se inscrever no site oficial do evento (onde também está disponível a programação completa) e fazer o credenciamento no dia 18 de março, das 8h às 16h, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, mediante a doação de 1kg de alimento.

A diversidade que vemos hoje  é resultado de ações públicas. Isso começa a reverberar como ação, como presença, e a gente passa também a discutir o papel da universidade frente ao racismo estrutural – Alexandre Dumas, professora da Escola de Teatro e coordenadora do 3º FNAC

Serviço
O QUÊ: 3º FNAC – Fórum Negro de Cultura e Artes
QUANDO: De 18 a 22 de março (segunda a sexta)
Inscrições: No site oficial do evento; credenciamento no dia 18, no Foyer do Martim Gonçalves
ONDE: Ufba (PAFs 4 e 5; Escola de Teatro, Escola de Dança e Escola de Belas Artes); Goethe Institut, Sede do Ilê Aiyê, Casa Rosada

+ sobre o tema

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

Sessão solene pelo centenário do “Sambista Pé Rachado”

O sambista Pé Rachado se vivo completaria 100...

para lembrar

spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas primeiras experiências nas artes plásticas meses antes de embarcar para os Estados Unidos, em 1968,...
-+=