Ufes vai investigar denúncia de fraude no sistema de cotas

Enviado por / Fontedo G1

Vestibulandos fraudam autodeclaração etnicorracial, segundo denúncia. Se for comprovado, alunos que praticaram fraude terão matrículas anuladas.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) disse que vai investigar as denúncias de fraude no sistema de cotas. Segundo nota publicada nesta quinta-feira (25), foi instaurado um processo administrativo para apurar o caso.

No dia 13 de fevereiro, o Coletivo Negrada, organização de estudantes universitários negros e indígenas, protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual (MP-ES) e no Ministério Público Federal (MPF) sobre vestibulandos que fraudam a autodeclaração etnicorracial para se beneficiar pelas cotas no processo seletivo da universidade.

Na ocasião, o Coletivo afirmou que ‘a fim de obter vantagens’, estudantes tem ‘usufruído ilegalmente da subjetividade do termo “pardo” do PPI (cotista Preto, Pardo e Indígena) para concorrer às vagas das cotas raciais‘.

Violação
A Ufes explicou ainda que será feito um processo legal, no qual será garantida a ampla defesa aos acusados. Se a violação da Lei Federal de Reseras de Vagas e da Resolução da Universidade que estabelece sistema de reserva de vagas no processo seletivo da Ufes for comprovada, os estudantes que praticaram a irregularidade terão as matrículas anuladas e serão desligados da universidade.

Denúncia
A situação foi verificada após diversas denúncias recebidas pelo Coletivo Negrada. Ao buscar nas redes sociais perfis dos vestibulandos aprovados dentro dessa área sistema de reserva de vagas, membros do Negrada identificaram o problema ao verem que estudantes que não possuem características de negros foram aprovados dentro das cotas.

“A Ufes não tem banca de avaliação para fiscalizar a autodeclaração. Se a pessoa declara algo falso, isso é crime, está fraudando um documento”, disse a membro do Negrada, Mirtes Santos.

+ sobre o tema

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

para lembrar

Vamos falar sobre a questão étnico-racial na formação dos professores?

Lançamento da Pallas Editora, “A questão étnico-racial na formação...

A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846

Esta série de quatro vídeos do Ciência USP resume a tese do doutor Tâmis Peixoto...

Selecionados no ProUni têm até esta sexta para comprovar informações

Candidatos precisam comprovar as informações prestadas na hora da...

As chances das mulheres na universidade

Estudo sugere que disciplinas com alta presença feminina não...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado gratuitos da UnB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que visa preencher 33 vagas no mestrado e 40 no doutorado...

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para...

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...
-+=