Após denúncia de fraude no sistema de cotas, Ufes recebe primeira edição da Mostra de Cinema Negro

Enviado por / FonteDo Século Diário

A primeira edição da Mostra de Cinema Negro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) acontece em um momento sintomático. Faz pouco mais de duas semanas que uma denúncia do Coletivo Negrada sobre fraudes no sistema de cotas étnico-racial no Vestibular 2016 sacudiu a instituição e mostrou que a injustiça contra os negros ainda atinge níveis inimagináveis.

O processo foi protocolado no Ministério Público Federal (MPF) e aponta pelo menos 30 alunos que se autodeclararam negro ou pardo para conquistar o benefício.

“Apesar de o caso não ter relação direta com o evento, o que a gente sente é tristeza em relação a algumas pessoas de não aceitarem políticas públicas para inserir indivíduos que sofrem desigualdade”, diz Adriano Monteiro, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes e um dos coordenadores da Mostra, que acontece entre esta quinta-feira (25) e o próximo domingo (28) no Cine Metropolis, no campus de Goiabeiras da universidade. Além de exibição de filmes, haverá debates e oficinas.

O preconceito e a desigualdade raciais que a denúncia do coletivo explicitaram são alguns temas que perpassam a mostra, composta por poucos mais de duas dezenas de filmes, entre curtas e longas. Segundo Adriano, no entanto, o evento busca dar um passo além o conceito de “cinema negro” apenas como representação do indivíduo negro na tela do cinema. O vetor da mostra é são os filmes cujos diretores são negros, ou seja, produções em que o negro constrói a própria representação.

Adriano cita uma pesquisa de 2014 do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), indicando um quadro alarmante de segregação racial no campo cinematográfico brasileiro. O grupo analisou os filmes de maior bilheteria do cinema brasileiro entre 2002 e 2012 e registrou que 97% dos diretores são brancos, 1% de cor amarela e somente 2% negros.

Entre os roteiristas, 93% são brancos e somente 4% negros. Não foram encontradas diretoras ou roteiristas negras. Entre atores e atrizes, apenas 20% são pardos ou negros. Estes, vale lembrar, representam 50,7% da população brasileira. “A mostra trata não só da representação do negro, mas também da valorização do realizador negro”, afirma Adriano.

Essa diretriz fica mais palpável na organização da mostra: uma espécie de três painéis que contemplam a produção africana, a brasileira e a norte-americana, todas oriundas da mesma raiz do preconceito, mas que frutificaram reações diferente entre si devido, claro, às particularidades de cada contexto. A mostra também propõe um diálogo entre produções clássicas e contemporâneas para revelar o trajeto histórico das abordagens de um mesmo objeto.

Entre os filmes da programação, vale o destaque para Oya – Rise of the Suporishas, um curta-metragem nigeriano que discute imigração e expõe o embate entre a tradição e modernidade, o curta brasileiro O Dia de Jerusa, que integrou a programação do Festival de Cannes 2014, e Straight Outta Compton, longa norte-americano sobre o N.W.A, notável grupo de rap californiano formado nos anos 80, indicado ao Oscar de melhor roteiro.

A I Mostra de Cinema Negro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) acontece entre quinta-feira (25) e domingo (28) no Cine Metropolis. Av. Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras. Entrada franca. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook

+ sobre o tema

Suprema Corte mantém cota racial para universidades dos EUA

Em um placar acirrado (quatro votos a três), a...

Como a USP, Harvard também têm política de cotas – há 30 anos!

A USP foi a última universidade pública brasileira a...

Alerj prorroga sistema de cotas por mais dez anos

Em discussão única nesta terça-feira (11), a Alerj (Assembleia...

Dia Municipal das Ações Afirmativas

Criado via projeto de lei pelo vereador Sílvio Humberto...

para lembrar

Fabrício Boliveira, Paulo Lins e Daiane Rosário abrem programação da Mostra Mahomed Bamba

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba realiza...

Pantera Negra 2 mantém liderança na bilheteria dos EUA pela quinta semana

O blockbuster Pantera Negra: Wakanda Para Sempre permaneceu no topo das...

Show com “zoo humano” banido em Londres, vem para São Paulo

Uma performance artística polêmica com atores negros em um...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...
-+=