UFMG recebe escritor refugiado da República Democrática do Congo

Félix Kaputu pretende escrever seu oitavo livro no Brasil. Tema será a imagem e a atuação de governantes e políticos

Perseguido em seus país, Félix Kaputu, foi apontado como líder de um movimento separatista (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press )

Por Cecília Emiliana Do Uai

Mais de 24 horas depois de embarcar num avião em Tóquio, o escritor e professor universitário Félix Ulombe Kaputu respirava aliviado, satisfeito com o que acabara de ouvir do piloto: a aeronave estava prestes a aterrissar em Lubumbashi, na República Democrática do Congo. Após longa maratona de palestras no Japão, o congolês estava, enfim, de volta à sua cidade. Mal sabia ele que pela última vez.

Era 2006, e Kaputu passaria os próximos 11 anos sem experimentar de novo a sensação de estar em casa. Naquele 18 de abril, a história do escritor ganhou contornos dramáticos. O homem que na véspera havia desembarcado em seu país como intelectual respeitado foi acordado pela polícia batendo à sua porta. Kaputu estava sendo apontado como líder de um movimento separatista.

O escritor relata que, sem provas, foi preso, sob a acusação de viajar ao exterior com o propósito de comprar armas para munir um exército de 22 mil soldados. Quatro meses depois, graças à pressão da Anistia Internacional, foi posto em liberdade, mas estava sob ameaça de morte. “Você vai morrer se ficar por aqui. Seu assassinato será forjado como um acidente de carro e vai ficar por isso mesmo. Ninguém nem sequer  vai investigar”, ‘previu’ um membro do Departamento Nacional de Segurança a Kaputu. O jeito foi sair rapidamente do país, deixando para trás a esposa e três filhas.

Belo Horizonte é, desde junho passado, a atual morada de Félix Kaputu, que segue sem compreender por que exatamente se tornou inimigo de sua pátria. Sua vinda foi acertada por meio de um convênio entre a Universidade Federal de Minas Gerais com a International Cities of Refuge Network (Icorn). A organização conta com uma rede de cidades que acolhem escritores, artistas e jornalistas refugiados, que sofrem com a falta de liberdade de expressão em suas nações de origem. “Meu crime talvez tenha sido me abrir para todos os estudantes independentemente de suas inclinações políticas, e pregar a crença na ciência, em vez de pregar o discurso de certos partidos”, afirma o escritor. Tema atual: Músicas dos Tribalistas fala sobre drama dos refugiados e intolerância 

O Brasil é o quinto país em que Félix se refugia – nas vezes anteriores ele também estava inserido em programas e instituições que lhe permitiram continuar a escrever, lecionar e pesquisar. “A bagagem acadêmica de Félix Kaputu é muito rica. Inclui títulos de doutorado em literatura inglesa, literatura comparada e antropologia, passagens pela Universidade de Harvard, escolas tradicionais da Bélgica, além de vasta experiência docente por diversas áreas do conhecimento, como arte, religiões africanas e gênero. Na UFMG, onde o abrigaremos por pelo menos um ano como residente da Diretoria de Ação Cultural, foi convidado a atuar como professor visitante na Faculdade de Letras. Temos certeza de que tem muito a contribuir conosco”, afirma Leda Martins, diretora de Ação Cultural da universidade.

CONGADO 

Esta é a primeira vez que Kaputu vem ao Brasil. A oito mil quilômetros de casa, o escritor diz que Belo Horizonte tem lhe parecido cada vez mais familiar. A observação de certas manifestações culturais da capital tem mostrado a ele que belo-horizontinos e congoleses têm mais semelhanças do que podia imaginar. “Assisti algumas vezes ao congado se manifestar nas ruas. Achei incrível. É muito interessante como existe ali uma cultura africana se perpetuando geração após geração, com muitos signos históricos comuns a diversos povos africanos – como a escravidão, obviamente. Mas, ao mesmo tempo em que os congadeiros cantam músicas que falam sobre pessoas levadas em navios negreiros e fatos do gênero, eles rogam à Virgem Maria que os proteja. Ou seja: uma determinada cultura africana atravessou o continente, sobreviveu, reinventou a si mesma e as pessoas daquele lugar. Esse é um objeto de estudo que me interessa muito. Tenho uma pesquisa nesse sentido e pretendo continuar o desenvolvimento dela aqui”, conta o intelectual.

Autor de sete livros, sendo cinco de ficção e dois acadêmicos, ele planeja escrever o oitavo em solo brasileiro. A nova obra deverá abordar os contrastes entre discurso e ações de políticos e governantes. “Eu sonho em voltar para a minha terra. A adoraria estar perto da minha família agora. Mas, como você vê, meu trabalho e meus interesses acadêmicos não facilitam muito as coisas. Cada vez que ganho visibilidade nos lugares em que me refugio, é como se eu mandasse ao governo da República Democrática do Congo o recado de que estou bem como ‘cidadão do mundo’, não quero voltar. O que não é verdade. Tudo o que quero é ir para casa. Mas também não vou me esconder. Não faz sentido viver em silêncio. Isso também não me beneficiaria ou me levaria de volta em segurança”, diz.

ARTE PERSEGUIDA

A International Cities of Refuge Network, é uma organização independente que conta com cerca de 60 nações abertas ao acolhimento de artistas e intelectuais com a vida, integridade física ou liberdade de expressão ameaçadas em seus países de origem. “A Icorn reúne essas pessoas e faz a mediação do contato com instituições de países que queiram e possam acolhê-las. A UFMG, por exemplo, além do intercâmbio acadêmico, está oferecendo ao escritor Félix Kaputu uma bolsa de manutenção”, explica a diretora de Ação Cultural da universidade, Leda Martins. A ideia é continuar o desenvolvimento da parceria internacional nos próximos anos, acolhendo outros refugiados. “A demanda, inclusive, é enorme. No mundo inteiro, é notável como as democracias vêm se desenvolvendo, mas os regimes totalitários também. A Icorn hoje apoia em torno de 150 artistas e escritores. Mas há pelo menos cinco vezes mais cabeças pensantes ameaçadas pelo planeta”, diz Leda.

+ sobre o tema

MEC descarta ordem de inscrição como critério de desempate no Sisu; 488 mil estão inscritos

MEC (Ministério da Educação) descartou, nesta segunda-feira (1º), o...

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Justiça muda critério de escolha de professor

Docente de SP que já está no sistema passa...

para lembrar

Martinho da Vila reúne cantores de diferentes estilos para gravar novo CD e DVD

Martinho da Vila reúne cantores de diferentes estilos para...

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

Padê Poema – Avenida – Cuti

  Avenida Há um gosma espessababa de louconódoa...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=