Especial | Um histórico das rappers destaque de cada década

Desde os primórdios do Hip Hop as mulheres tiveram que lutar por espaço e para que suas verdades, opiniões e pensamentos fossem igualadas as dos homens. Porém, a cultura assim como outras diversas, valorizou mais a figura do homem durante a sua trajetória.

Por Felipe Chagas Do Rap Nacional Download

É extremamente comum conhecermos muito mais MC’s homens do que mulheres ao longo da história do Rap e do Hip Hop. Entretanto, esse fato não muda o de que sempre existiram muitas rappers de altíssima qualidade, mesmo em menor número. Ainda que no seu início o Rap estadunidense abriu as portas para a representação feminina de forma mais ampla que o Brasil, no qual temos pouquíssimos registros de gravações.

A golden era trouxe aos Estados Unidos uma infinidade absurda de rappers, enquanto o Rap brasileiro ainda engatinhava no quesito representatividade feminina. Porém, a coisa mudou a partir dos anos 2000 por aqui, quando muitas mulheres de destaque surgiram e mantém a representatividade até hoje.

Atualmente, vemos a ascensão feminina dentro da cena Hip Hop mais do que nunca, mesmo que ainda lutando contra preconceitos e limitações.

Aqui irei pontuar as rappers que se destacaram nos Estados Unidos e Brasil década por década. Penso que essa lista possa servir de referência a todas minas que pensam em entrar ou já entraram para o Rap. Referência é tudo, principalmente quando falamos de uma cultura tão sensacional como o Hip Hop.

Anos 80

Os anos 80 marcaram o “boom” do Rap e da cultura Hip Hop. Em todos os lugares a música com batida marcante, rimas e mixadas com clássicos do funky e disco music ganhava espaço. A ascensão veio principalmente com grupos como Run DMCPublicEnemySugarhill GangMC HammerKurtis BlowWhodiniGrand Master Flash and The Furious Five, Afrika Bambaattaa & Soulsonic Force entre outros diversos.

Porém, grandes mulheres apareceram na cena também no decorrer da década, principalmente no final dela. Vale salientar uma curiosidade histórica: Blondie, foi a responsável pela primeira junção de Rock e Rap que se tem registro. Mesmo não sendo rapper, a loira decidiu homenagear Grand Master Flash e o Hip Hop na música “Rapture“. A track traz um mix de guitarras, saxofone, uma batida dançante característica do início do Rap e Blondie arriscando alguns versos rimados. Após essa mistura histórica, tivemos Aerosmith e Run DMC no eterno clássico “Walk This Way“.

Sha Rock foi uma das primeiras MC’s e B.Girl’s que se tem registro. Começou junto ao grupo Funky 4+1, que consistia em quatro MC’s homens e uma mulher. Foi, com certeza, uma das mulheres pioneiras do Rap e era integrante da Zulu Nation.

Em 1985 Roxanne Shanté emplacou seu hit “Roxanne Revenge“, tornando-se outra referência do Rap da década. Lançou três Cds e diversos singles durante sua carreira.

Em 1985 surgiu o primeiro grupo formado totalmente por mulheres, o histórico Salt N Pepa do hit “Push It“. O trio era formado inicialmente por Cheryl James (Salt)Sandra Denton (Pepa) e Layota Hanson, que foi substituída logo mais por Deidra Roper (Dj Spinderella).

Mc Lyte foi uma das mulheres pioneiras no Hip Hop, sendo a primeira a gravar um CD solo em 1988 chamado “Lyte As A Rock“. Foi também a primeira rapper a receber um disco de ouro, com a marca de mais de 500 mil unidades do seu álbum vendidas. Emplacou o hit “Poor Georgie“, entre outros.

Queen Latifah foi também uma das principais rappers do período. Atingiu seu auge nos anos 90, dividindo a sua carreira na música com a TV e o cinema. Seu primeiro álbum foi lançado em 1989 e o clássico “U.N.I.T.Y” foi um dos trabalhos mais conhecidos da MC.

The Real Roxanne obteve notoriedade após o seu hit “The Real Roxanne“, gravando seu primeiro álbum em 1988.

Do final da década é importante citar também o primeiro grupo de Missy Elliotchamado “Sista” junto com LaShawn ShellmanChonita Coleman e Radiah Scott.

Dos anos 80 vale citar também AntoinetteJJ FadShe RockersLady BTanya Winley e Sparky D.

Continue lendo aqui: RND

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Racionais MC’s lança novo clipe da música ‘Um Preto Zika’; assista

“Um Preto Zica” é o primeiro videoclipe do álbum...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=