‘Um passo no caminho da vitória’ diz irmã de Haíssa sobre decretação de prisão de PMs

“É um passo no caminho da vitória. Nada vai trazer ela de volta, mas temos a sensação de que a Justiça está sendo feita.” A declaração é de Andressa Motta, de 24 anos, minutos depois de saber da decretação de prisão do cabo Delviro Anderson Moreira Ferreira e do soldado Marcio José Watterlor Alves. Os militares – lotados na 41º BPM (Irajá) – foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio doloso pela morte da asssistente de telermarketing Haíssa Vargas Mota, de 22 anos, durante uma perseguição que envolveu os militares, em Nilópolis, em agosto do ano passado.

Por Paolla Serra  Do Extra

Para a irmã da vítima, Haíssa foi “arrancada da família e da sociedade com muita violência”.

– A prisão deles é importante porque hoje é minha irmã que foi morta, amanhã poderia ser qualquer outra pessoa. Espero que eles sejam condenados e fiquem presos para que o que aconteceu com ela não aconteça com mais ninguém.

Andressa lamentou ainda a morte prematura de Haíssa.

– Eles (os PMs) não tiraram a vida de qualquer uma. Tiraram a vida de uma irmã, uma filha, uma profissional, uma pessoa de bem. Roubaram o futuro dela. E acabaram prejudicando a todo mundo com isso: a família e a sociedade, que perdeu uma pessoa incrível – criticou.

2015011152862

A prisão

O juiz Glauber Bittncourt, da 1ª Vara Criminal de Nilópolis, decretou, na tarde desta quarta-feira, a prisão preventiva alegando que o afastamento das funções de policiamento ostensivo dos PMs – como foi pedido pelo Ministério Público – é “insuficiente para assegurar a livre colheita da prova” do crime.

Segundo o magistrado, somente a prisão cautelar é que poderá “afastar qualquer temor por parte das testemunhas” da morte da jovem. No despacho, Glauber declara ainda que “ as imagens do que ocorreu na fatídica madrugada de agosto de 2014 estarreceram o país”. O vídeo, segundo o juiz, mostra que inúmeros disparos de arma de grosso calibre foram efetuados na direção do HB20 – conduta que “ceifou a vida da jovem Haissa” e “enlutou uma família inteira”.

02-haissa

O crime

Haíssa foi atingida por um tiro de fuzil, nas costas, durante uma perseguição em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Nas imagens das câmeras mostram Watterlor colocando o corpo para fora do carro e disparando nove vezes contra o veículo onde estava Haíssa e os amigos.

viatura-2

Watterlor e Delviro, ao verem o Hyundai HB20, comentam: “Carro daquele branco que tá roubando para c…”. O fato de serem “quatro cabeças, um moleque de boné e tudo”, como diz um dos PM, é a justificativa suficiente para iniciar a perseguição. Vinte segundos depois, mesmo com o pedido de “calma” do colega que dirigia a viatura, Watterlor abre fogo.

A caminho do hospital, Jéssica, uma das amigas de Haíssa, chora dentro da viatura e é repreendida pelos PMs: “Vamos manter a calma, gente. Tá complicado”.

+ sobre o tema

2 mil gritam pelo fim da violência policial em SP

A tarde de 18 de Dezembro de 2014 marcará...

Eventos promovem feminismo negro com rodas de samba e de conversa

"Empoderadas do Samba" ocupa espaço ainda prioritariamente masculino e...

Dandara: ficção ou realidade?

Vira e mexe, reacende a polêmica sobre a existência...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Heroísmo e discriminação: No passado, as duas faces do militarismo

Embora a história ao longo dos tempos nos tenha...

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=