UnB cria espaço para produção de conhecimento em direitos humanos

Local vai reunir cerca de 900 títulos, promover debates, sessões de cinema e pesquisas.

Por Luiza Garonce, G1

Alunos estudam na biblioteca da UnB, no campus da Asa Norte — Foto: Murilo Abreu/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou a criação de um espaço de compartilhamento e produção de informações sobre direitos humanos na Biblioteca Central (BCE). O local será inaugurado no dia 20 de novembro e vai reunir cerca de 900 obras selecionadas por professores e membros do Conselho de Direitos Humanos da UnB.

São livros de diversas áreas do conhecimento, como direito, literatura, ciência política e saúde. “Parece muito, mas essas obras vão encher umas quatro estantes”, disse a bibliotecária Ana Flávia, ao comparar o acervo aos 1,5 milhão de títulos disponíveis na Biblioteca Central da UnB.

“A ideia é que as prateleiras sejam ocupadas com novas publicações e traduções, a partir da demanda da comunidade acadêmica.”

O Espaço Direitos Humanos vai funcionar no primeiro subsolo da biblioteca, em frente ao salão de estudos do Multimeios. Além dos livros, o local vai contar com um ambiente de convivência e uma exposição fotográfica permanente. O acesso aos livros e as atividades são abertos à comunidade externa.

Reação ao vandalismo

Detalhe de livro de direitos humanos da Biblioteca Cenntral da UnB que foi encontrado rasgado — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Inicialmente o objetivo da nova sala era concentrar a bibliografia sobre o tema em um só lugar, o que facilitaria o acesso às obras e a identificação de necessidades de acervo. No entanto, depois da destruição de sete livros sobre a história da luta por direitos humanos, em outubro, a BCE decidiu ampliar o projeto.

“Pensamos que seria interessante criar um espaço para incentivar o debate sobre isso, com reuniões e até exibição de filmes.”

Dos sete livros encontrados rasgados, quatro eram sobre direitos humanos, um sobre a história do movimento pagão na Europa e dois sobre o Movimento Renascentista. Até agora, ninguém foi responsabilizado pelovandalismo.

Livros doados por estudantes da UnB para substituir obras sobre direitos humanos rasgadas na biblioteca — Foto: Letícia Carvalho/G1

Cerca de uma semana após o episódio, alunos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos doaram obras para repor os exemplares destruídos e reforçar o acervo. Segundo Ana Flávia, foram aproximadamente 200 itens.

As obras ainda estão sendo higienizadas e catalogadas para entrar nas prateleiras da nova sala. Câmeras de segurança foram instaladas dentro da Biblioteca Central para evitar novos casos de danificação de livros.

Serviço
Inauguração do Espaço Direitos Humanos
Data: 20 de novembro
Hora: 17h
Local: 1º subsolo da Biblioteca Central da UnB (BCE)

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Pesquisadora: “Se trabalho infantil fosse bom, seria privilégio de ricos” 

"Bons tempos, né? Onde (sic) o menor podia trabalhar"....

Resistência e Construção da Cidadania é tema de palestra em museu de Salvador

A programação do 2º Seminário Painel Memória do...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Ocupação Paulo Freire

PAULO FREIRE O professor Paulo Freire (1921-1997), sempre em diálogo...

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Plano de aula – Respeitar diferenças

Muitos professores que trabalham em escolas públicas de periferia...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=