União Africana lança campanha contra casamento infantil

A União Africana (UA) lançou, em Adis Abeba, Etiópia, a maior campanha de sempre contra o casamento infantil, surgindo Moçambique como um dos países onde o problema persiste com maior impacto.

A campanha foi lançada na quinta-feira, contando com o apoio das Nações Unidas, e terá a duração de dois anos. O objetivo é aumentar o reconhecimento do impacto negativo que o casamento tem na vida das crianças e na sociedade.

Dos dez países mais afetados por este flagelo, nove são africanos: Nigéria (75 por cento), Chade e República Centro Africana (68 por cento), Guiné-Conacri (63 por cento), Moçambique (56 por cento), Mali (55 por cento), Burkina Faso e Sudão do Sul (52 por cento) e Malawi (50 por cento).

“Este movimento liderado por africanos para africanos não deve parar até que todas as raparigas de todas as famílias e comunidades tenham o direito de chegar aos 18 anos antes de casarˮ, disse Martin Mogwanja, vice-diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF).

“O casamento infantil é acima de tudo uma grave ameaça às vidas, saúde e futuro destas jovens raparigas, além de uma quebra dos direitos humanosˮ, afirmou, por seu turno, Julitta Onabanjo, directora regional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Além destes dois organismos, também a Fundação Ford, Comissão Económica das Nações Unidas em África, Save the Children, Plan Internacional, Fórum Africano de Política Infantil (ACPF) e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Foreign Office se juntam à campanha. 

 

 

Fonte: Folha de Maputo

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.