UNIÃO DOS PALMARES: Celebração à consciência negra terá ritual de lavagem em União

Fonte: Gazeta WEB –

Pela primeira vez a cerimônia será feita na Praça Basiliano Sarmento, no Centro da cidade

 

 

Em Alagoas, este mês de novembro é marcado por celebrações à Consciência Negra. A programação é extensa e envolve vários municípios. Em União dos Palmares, na sexta-feira (13), às 18h, a Casa Jorge de Lima e a Praça Basiliano Sarmento passarão pelo ritual da lavagem. A cerimônia na praça é inédita.

De acordo com as tradições africanas, a lavagem representa a purificação do local para receber pessoas com os fluidos positivos. O ritual será desenvolvido por integrantes de 18 casas religiosas de matrizes africanas e pelo Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb).

“Durante as comemorações pela Consciência Negra, a lavagem da Casa Jorge de Lima já é tradição no município. Toda a população participa. A grande novidade deste ano é a realização da cerimônia na Praça Basiliano Sarmento”, explica Elson Davi, cientista social e secretário municipal da cultura.

Também na casa do romancista e poeta Jorge de Lima, ficará exposto de quarta-feira (11) até 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a mostra fotográfica União dos Palmares Ontem e Hoje. As fotos são de Elson Davi e revelam o processo histórico da cidade.

Toda a programação do mês da consciência negra é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com demais órgãos do governo, prefeitura municipal de União dos Palmares e Fundação Cultural Palmares.

Destaques – Ainda na programação de União, destaque para a vinda de treze referências nacionais quando o assunto é religião e tradição africana. Entre os nomes estão Mãe Beata de Iemanja e Ekedi Lucia Xavier, ambas do Rio de Janeiro; Ekedi Vera Baroni, de Pernambuco, e Mãe Lucia de Oxum, da Paraíba. As religiosas vêm para Alagoas, no dia 20, realizar o cortejo de abertura de visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Haverá shows ainda com as atrações musicais Adão Negro (19) e Tribo de Jah (20). As bandas nacionais se apresentarão em União dos Palmares, a partir da meia-noite, na Praça Basiliano Sarmento. É de graça.

Matéria original

 

+ sobre o tema

A palavra herdada dos pais africanos

Quatro volumes dedicados à literatura nacional afrodescendente e oito...

Festa do Quilombo de Tigre movimenta a Comunidade

A comunidade Quilombola do Tigre vivencia de amanhã (24)...

Quilombo Oliveira Silveira é inaugurado

Com a presença da ministra da Secretaria de Políticas...

Carta de entidades do movimento negro ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Senhor Presidente, Historicamente, o Estado brasileiro tem acirrado, em vez...

para lembrar

A mulher negra

por MARIA NILZA DA SILVA*       A situação da mulher negra...

CORUMBÁ:Semana da Consciência Negra terá seresta com Almir Guineto

Fonte: MS Notícias - A Prefeitura de Corumbá, por...

‘Meu pecado é o brigadeiro’, diz Cacau Protásio

Se engana quem pensa que nos meses em que...

Rede social inovadora para a melhoria da saúde em África

No quinto ano do programa «Volunteer Achievement», a Fundação...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...
-+=