Unicamp começa a adotar sistema de reserva de cotas

Cursos de pós-graduação da área do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas adotarão ainda neste ano um sistema de cotas étnico-raciais

O cursos de pós-graduação da área de Ciência Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, adotarão ainda neste ano um sistema de cotas étnico-raciais. A reserva de cotas, inédita da Unicamp, foi aprovada após uma mobilização da Frente Pró-Cotas e do Núcleo de Consciência da universidade.

Por , do Ponte 

“Conseguimos apoios das três categorias da universidade, alunos, funcionários e professores. Levamos, no ano passado, a discussão para a Congregação, que é a instância máxima decisória do Instituto (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH), que aprovou um grupo de trabalho para debater a aplicação das cotas na pós”, conta Rodrigo Ribeiro, da Frente Pró-Cotas da Unicamp. Na semana passada, integrantes dos movimentos, alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação voltaram à Congregação e conseguiram a aprovação das cotas, que independe da reitoria, já que cada instituto da Universidade tem autonomia para decidir sobre seus processos seletivos de pós-graduação.

A proposta dos movimentos é que os programas IFCH determinem um adicional de vagas mínimo de 25% para pessoas negras; um adicional no mínimo uma vaga no mestrado e de uma vaga no doutorado para pessoas com deficiência física; adicional de vagas para indígenas de no mínimo uma vaga no mestrado e de uma vaga no doutorado.

A adoção do modelo de cotas proposto, no entanto, ainda não está definida, por conta da autonomia que os institutos têm sobre seus processos seletivos na pós. “O que foi aprovado é o princípio das cotas. Ou seja, foi decidido que todos os cursos de pós do Instituto (IFCH) deverão aplicar cotas ainda este ano”, explica Ribeiro que a partir desta semana fará reuniões com os departamentos dos cursos para debater a proposta.

A Frente também pretende ampliar o debate da adoção de cotas para outros cursos de pós-gradução e de graduação.

A Unicamp ainda não havia adotado o sistema de reserva de cotas e se utiliza de duas formas de ação afirmativa: o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) e o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) que fazem uma seleção de acordo com o desempenho do Enem ou adicionando pontos à nota do vestibular. Mas a Frente alega que o Profis destina um número restrito de vagas nos cursos da universidade. Segundo o movimento, nos cursos de maior procura aluno/vaga no vestibular de 2014, como medicina, concorrência de 145,4 por vaga, e arquitetura e urbanismo,  104,5 por vaga, o programa destinou cinco e três vagas, respectivamente.

A Reitoria da Unicamp foi procurada na quinta-feira (12/03) para falar sobre a adoção das cotas, mas informou por e-mail “que o assunto tramita internamente no IFCH e ainda não foi encaminhado às instâncias superiores da Universidade, razão pela qual a reitoria não pode, nesse momento, fazer uma avaliação do caso.”

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Entrevista com Fábio Konder Comparato

Írohín- Jornal Online - O Professor Fábio Konder Comparato titular...

Os cotistas desagradecidos

Por Tau Golin*, em  Sul 21 A incoerência é típica dos...

Duas noções de Justiça para entender a tirinha sobre meritocracia

Na semana passada uma tirinha bombou na internet, por...

Candidatos negros podem concorrer a bolsas de estudo no valor de R$ 30 mil

Foi publicado, no Diário Oficial da União desta quarta-feira...
spot_imgspot_img

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...
-+=