Unicamp tenta entender a onda conservadora e fundamentalista do Brasil

Movimentos como MBL, a presença de João Dória no PSDB, Escola Sem Partido, golpe parlamentar, bancada evangélica, bancada da bala e tantos outros fenômenos reacionários estão causando perplexidade em muitos setores da sociedade brasileira.

Do Carta Campinas 

Entre os pesquisadores não é diferente. E para entender essa onda de extrema-direita, conservadora e fundamentalista, a Unicamp promoverá no dia 30 de agosto um evento chamado Fórum Conservadorismos, Fascismo e Fundamentalismo. O evento terá uma das palestrantes Marcia Tiburi, professora de Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora do livro “Como Conversar com um Fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”.

Para Ronaldo Almeida, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e um dos organizadores do Fórum, a consolidação de segmentos conservadores, que trabalham a favor da contenção, restrição e retrocesso de alguns direitos fundamentais, ameaça diversas conquistas, principalmente os direitos obtidos após a redemocratização. Esse é o ponto de partida do Fórum, que será realizado no Centro de Convenções da Unicamp.

Segundo Almeida, o objetivo do fórum é refletir sobre a conjuntura atual da política nacional tendo como pano de fundo as transformações mais estruturais em curso na sociedade brasileira.

Além de Marcia Tiburi, o evento contará com a participação de Angela Alonso, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Também estarão presentes o pesquisador Joanildo Burity, do Departamento de Ciência Política da Fundação Joaquim Nabuco, e o psicanalista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Tales Ab’Sáber, que irão discutir temas como manifestações políticas, fascismo e religião no espaço público.

Para se ter uma ideia da grave situação, o Congresso brasileiro é o mais conservador desde 1964, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Com menos deputados ligados a causas sociais e mais parlamentares associados às bancadas evangélica e da bala, o parlamento demonstra o fortalecimento do conservadorismo na sociedade brasileira.

O Fórum Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site.

Serviço

Fórum Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos
Dia: 30 de agosto de 2016
Horário: das 9h às 16h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

Aliança dá a Dilma tempo na TV 48% maior que o de Serra

Por: RANIER BRAGON, MARIA CLARA CABRAL   Se confirmadas...

Após almoço com Dilma, Ciro se diz “disciplinado” e declara apoio ao PT

Por: Camila Campanerut O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE)...

Chefe da OMC vê caminho difícil para acordos comerciais em reunião global

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala discursou...

Autonomia de articulistas em portais de notícias x isenção dos portais

As recentes reações negativas ao texto “Foi avanço, não...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=