Uruguai rejeita proposta de reduzir a maioridade penal

Junto das eleições presidenciais e parlamentares, o Uruguai realizou no domingo (26) o plebiscito para definir se haverá ou não redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a Corte Eleitoral, 53,23% dos votos foram contra a diminuição.

 

Por Daniella Cambaúva

A proposta de redução previa os seguintes crimes: homicídio, homicídio qualificado, graves lesões, lesões gravíssimas, furto, roubo, extorsão, sequestro e estupro. Propunha também que os antecedentes criminais dos adolescentes – mesmo aqueles cometidos antes da redução da maioridade – não seriam desconsiderados e contariam nos processos penais a que seriam submetidos após completarem 16 anos. A reforma, caso aprovada, alteraria o artigo 43 da Constituição do Uruguai.

Até 10h desta segunda-feira (27), 90% das urnas haviam sido apuradas.

Segundo turno

O primeiro colocado nas eleições presidenciais foi o ex-mandatário e candidato pela coalizão Frente Ampla, Tabaré Vázquez, com 46,48% dos votos, porcentagem insuficiente para uma vitória no primeiro turno. Em segundo ficou Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, com 31,05%, depois o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 13,05%. Pablo Mieres, do Partido Independente, obteve 2,98% dos votos.

Para esta nova fase da campanha que se inicia, Bordaberry apoiará Lacalle no segundo turno, conforme anunciou no Twitter: “Uruguai precisa de mudanças na educação, na segurança. Por essas mudanças, sem pedir nada, como sempre, trabalharei por @luislacallepou”.

Pedro é filho do ditador uruguaio Juan María Bordaberry. Desde 2006, seu pai estava preso pelas violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura, como tortura, sequestro, desaparecimento e assassinato de pessoas. Em 2007, passou a cumprir prisão domiciliar por conta de seu grave estado de saúde.

 

 

Fonte: GGN

+ sobre o tema

Sou pobre e nunca roubei nem matei ninguém. Mas tive escolhas.

Eu sempre fui pobre, morador de favela, mas nunca...

Maior preço em cem anos encerra era da comida barata

O principal índice global de preços de alimentos das...

Petrobras se torna a segunda maior petroleira do mundo

Por: TONI SCIARRETTA   Pouco mais de um...

Curiosidades Brasileiras, por Olivier Teboul

  Aqui são umas das minhas observações, as...

para lembrar

Organizações de direitos humanos repudiam chefe policial

YOUSSEFF CHAHIN AFIRMOU QUE "OS MENORES SÃO 007, TÊM...

Você conhece a história da idade penal no Brasil?

Tanto se falou e se fala a respeito de...

Entidades denunciam na OEA redução da idade penal

Petição de organizações brasileiras acusa Eduardo Cunha de "abuso...

Vigiar e punir a quem?

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos...

Lavadeiras e Normalistas nos clubes negros em uma região de fronteira

O último dia do ano costuma ser nostálgico e envolto em algumas organizações festivas. O 31 de dezembro de 1956 não foi muito diferente,...

Como negros estão resgatando suas raízes na ‘Suíça da América Latina’

Se tornou comum ouvir, hoje em dia, o som de batuques nos fundos de alguns quintais uruguaios. Ele vem dos três tambores — conhecidos como...

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe avanços na abordagem dos direitos essenciais do público para o qual foi...
-+=