Usain Bolt arrasa recorde dos 200 metros e é ouro em Berlim

Fonte: G1 –

Jamaicano não deu chance aos adversários e cravou 19s19, 11 centésimos mais rápido que sua própria marca

SÃO PAULO – Na véspera de completar 23 anos, Usain Bolt deu um verdadeiro presente aos seus admiradores. O jamaicano mais uma vez assombrou a todos no Mundial de atletismo e quebrou o recorde dos 200 metros, ao cravar o tempo de 19s19, nesta quinta-feira, na pista de Berlim. Com o resultado, ele garantiu sua segunda medalha de ouro na competição, seguido por Alonso Edward (Panamá) e Wallace Speramon (EUA), prata e bronze, respectivamente.

O mais novo feito do atletismo mundial veio não sem antes as tradicionais dancinhas, caretas para câmera e frases de efeito, ainda no bloco de largada. Um verdadeiro show. Há quem chame isso de marra, arrogância, falta de educação, mas Bolt não dá ouvidos aos críticos e só quer saber de comemorar.

 

E essa receita tem dado certo. Ainda em Berlim, com todo o mesmo gestual, ele pulverizou a sua própria marca nos 100 metros ao correr em 9s58 – 0s11 mais rápido que nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando conquistou três medalhas de ouro e bateu três recordes mundiais.

 

Bolt dominou a prova do começo ao fim. Já na curva não via Edward (19s81) e Spearmon (19s85), seus principais rivais, ao seu lado e correu tranquilamente para a vitória. Nos metros finais, apontou para o relógio, teve a certeza de que quebraria mais um recorde mundial e abriu seu carismático sorriso. Depois disso, restaram as poses para fotos ao lado da nova marca.

Tyson Gay, homem que poderia derrotar Bolt, desistiu da disputa alegando dores na virilha esquerda. Além disso, o norte-americano saiu visivelmente arrasado dos 100 metros. Ele esperava derrotar o jamaicano, mas acabou na segunda colocação.

 

A supremacia de Bolt vem no mesmo palco em que o norte-americano Jesse Owens pôs abaixo a dita superioridade ariana, defendida por Adolf Hitler. Nos Jogos Olímpicos de 1936, Owens conquistou quatro medalhas de ouro, sob os olhos do fuhrer. 73 anos depois, a vez do jamaicano demonstrar que é imbatível.

 

Mas se o resultado já havia sido fantástico nos 100 metros, Bolt estava mesmo guardando forças para os 200. Ele nunca escondeu que essa era sua prova da sua adolescência, a prova favorita. Só faltava a consagração em um Mundial. Na Olimpíada ele havia cravado 19s30.

 

Agora, para a festa de aniversário de Bolt, programada para esta sexta, em Berlim, um amuleto a mais dará o tom: sua medalha de ouro. O jamaicano já avisou que faz questão de comemorar com os amigos e familiares, que tanto ajudaram em sua carreira.

Matéria original: Usain Bolt arrasa recorde dos 200 metros e é ouro em Berlim

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

A primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil

No âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra,...

Série de fotos impressionante retrata o balé empoderando crianças no Quênia

Contra a brutalidade da realidade, a leveza e graça...

Serena Williams ganha e fica a três vitórias de voltar ao n.º1

A tenista norte-americana Serena Williams qualificou-se esta segunda-feira para...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=