Usain Bolt

Usain St. Leo Bolt (Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial, recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos, além do revezamento 4 x 100 metros como integrante da equipe daJamaica. É o único atleta na história bicampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos de forma consecutiva.

Ele é considerado por Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, por especialistas em atletismo e por ex-atletas, como uma lenda viva e o maior velocista de todos os tempos.

Nos 100 metros rasos estabeleceu o recorde mundial três vezes, marcando 9,72 s no Reebok Grand Prix de Atletismo de Nova Iorque em 2008, depois 9,69s na final olímpica em Pequim 2008 e 9,58 s no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim.

Nos 200 m rasos, bateu o recorde mundial com 19s30, superando a antiga marca do ex-atleta norte-americano Michael Johnson que era de 19s32, na final olímpica em Pequim 2008. Em Berlim, em 2009, Usain Bolt quebrou seu próprio recorde, ao estabelecer nova marca mundial de 19s19, durante o Campeonato Mundial de Atletismo .

Com a ajuda de Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter, conquistou o revezamento 4×100 metros. A Jamaica bateu o antigo recorde mundial que era dos Estados Unidos e vigorava há 15 anos – 37s40 – e estabeleceram o tempo de 37s10 na final olímpica em Pequim 2008. No Campeonato Mundial de Atletismo de 2011, Bolt e o revezamento da Jamaica bateram novamente o recorde mundial com 37s 04.

Aos quinze anos ele ganhou uma medalha de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo Júnior, realizado em Kingston, capital da Jamaica. Seus resultados nas pistas (19s 75 para os 200 m e 9s 76 para os 100 m, até o recorde) valeram-lhe os apelidos de “Homem Mais Rápido do Mundo” e Lightning Bolt (“raio”).

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Bolt foi um dos grandes nomes ao vencer os 100, 200 e o revezamento 4×100 metros, quebrando os recordes mundiais das três provas.

Em maio de 2009, em Manchester, quebrou o recorde dos 150 m rasos, prova não disputada em mundiais ou olimpíadas, com o tempo de 14s 35. Na ocasião declarou: “Meu objetivo é me transformar em uma lenda, e estou trabalhando muito duro para conseguir.”

Em agosto de 2009, disputou o Campeonato Mundial de Atletismo e após vencer a prova dos 200 metros, com novo recorde mundial de 19s19, Bolt disse o que ficará marcado em sua história, o que o consagra como grande atleta, profissional e lendário.
Em Londres 2012, Bolt conquistou o bicampeonato olímpico dos 100 m, ao vencer a prova quebrando seu próprio recorde olímpico de Pequim com 9s 638 e dos 200 m, tornando-se o primeiro atleta na história olímpica bicampeão das duas distâncias em Jogos consecutivos.

Sempre há limites. Eu não conheço os meus.
— Usain Bolt,

Em agosto de 2013, venceu os 100 10 11 e os 200 metros 12 no Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou e o revezamento 4×100 13 tornando-se o maior vencedor de mundiais de atletismo da história.14

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Adhemar Ferreira da Silva

Um fato curioso, mas que mostra o caráter de...

Usain Bolt larga namorada por preparação olímpica

O campeão olímpico e mundial Usain Bolt terminou seu...

Jamaica inicia processo que pode levar ao rompimento com a monarquia britânica

A ministra de Assuntos Constitucionais da Jamaica, Marlene Malahoo...
spot_imgspot_img

Bicampeão olímpico de atletismo sobrevive após queda de avião no Quênia

O bicampeão olímpico nos 800 metros David Rudisha, do Quênia, escapou ileso de um acidente de avião quando voltava de um evento esportivo no fim de semana. O...

Eliud Kipchoge bate recorde mundial na Maratona de Berlim

O queniano Eliud Kipchoge mostrou, mais uma vez, que é o maior maratonista da história. Neste domingo, ele correu a maratona de Berlim em...

Jamaica inicia processo que pode levar ao rompimento com a monarquia britânica

A ministra de Assuntos Constitucionais da Jamaica, Marlene Malahoo Forte, declarou ao parlamento do país nesta quinta-feira que o processo de reforma constitucional que...
-+=