USP rejeita 50% dos alunos de escola pública até 2016

Proposta do governo de curso preparatório também não foi aceita e alternativa para aumentar inclusão será apresentada

 

A Universidade de São Paulo (USP) rejeitará a proposta do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) de reservar 50% das vagas para calouros oriundos de escola pública até 2016. As unidades já apresentaram alternativas para aumentar a inclusão de outras formas e estender o prazo para a meta até 2018. As alternativas serão avaliadas pelo Conselho de Graduação em data ainda não agendada.

Em dezembro, o governo anunciou que USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp) fariam parte do Programa de Inclusão com Mérito no ensino Superior Público Paulista (Pimesp) para garantir 50% das matrículas em cada curso e em cada turno para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas até 2016. Já em 2014, deveriam ser 35% das vagas.

As unidades de Direito, Medicina e Engenharia da USP, as que têm vagas mais disputadas, já haviam protestado contra a proposta alegando que cairia a qualidade dos cursos.

O projeto previa também uma espécie de curso preparatório para a graduação inspirado em programa já em vigor na Unicamp e nos “colleges” americanos. Os estudantes teriam disciplinas gerais por dois anos e depois entrariam na faculdade específica.

A ministra da Desigualdade Social, Luiza Bairros, criticou a proposta , alegando que os cursos eram uma forma de impor um estágio a mais aos cotistas.

Nova proposta

A proposta que será submetida ao Conselho de Graduação em substituição ao projeto original aumenta o bônus possível para estudantes de escolas públicas pelo Inclusp, projeto já existente na USP. Com isso, em vez de chegar a 50% dos calouros em 2016, a meta seria 2018. Após aprovação no colegiado, o texto será ainda avaliado no Conselho Universitário.

 

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Contardo Calligaris: Raças e cotas

por: CONTARDO CALLIGARIS As cotas só afirmam as diferenças com...

Folha publica vídeo contra cotas raciais e feministas negras criticam campanha

Por Jarid Arraes Intitulado “Sistema de Cotas: o que a...

Radicalismo e Cidadania

Ser radical é ir às raízes que estruturam e...

O palpiteiro Alexandre Garcia e as cotas. Por Cidinha da Silva

Dia desses um palpiteiro global de política, economia, educação...
spot_imgspot_img

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...
-+=