Frente apresenta na Alesp projeto de cotas para universidades paulistas

O texto foi elaborado por integrantes de organizações sociais, professores e estudantes, e teve apoio de parlamentares. Projeto é alternativa ao Programa de Inclusão por Mérito (PIMESP) defendido por Geraldo Alckmin.

A Frente Pró-Cotas Raciais de São Paulo apresentou na Assembleia Legislativa, na quarta-feira (5), um modelo de Projeto de Lei que reserva vagas para negros, indígenas e alunos de escolas públicas nas universidades estaduais paulistas. O texto foi elaborado por integrantes de organizações sociais, professores e estudantes, e teve apoio de parlamentares.

A proposta prevê que as instituições de ensino superior mantidas pelo Estado de São Paulo (USP, Unesp , Unicamp e Fatec) destinem 55% das vagas para cotas. Dessa reserva, 25% seriam ocupadas por negros e indígenas, 5% por pessoas com deficiência e outros 25% por estudantes formados na rede pública.

Segundo os critérios sugeridos, a metade das vagas destinadas para a escola pública estaria condicionada a uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O projeto de cotas apresentado pela Frente é uma alternativa ao Programa de Inclusão por Mérito (PIMESP) defendido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O modelo cria um curso intermediário entre o ensino médio e o ensino superior, chamado de “college”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo é o estado com a maior população negra (pretos + pardos) do Brasil. Recentemente, a USP divulgou que nenhum dos três cursos mais concorridos teve ingressantes pretos em 2013.

 

Fonte: Radioagência NP

+ sobre o tema

Vídeo mostra Lázaro Ramos explicando para filha sobre cabelos crespos: “Nossa coroa”

O ator Lázaro Ramos abordou conscientização e ancestralidade ao compartilhar um...

Suspeito de matar rapper Tupac Shakur em 1996 é preso nos EUA

O suspeito de assassinar a tiros em 1996 o...

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa...

Banco do Brasil é alvo de inquérito inédito sobre papel na escravidão e MPF pede reparação

O Ministério Público Federal (MPF) notificou o Banco do...

para lembrar

Suprema Corte mantém cota racial para universidades dos EUA

Em um placar acirrado (quatro votos a três), a...

Para ser médico, um branco vira negro

A implementação da política de ações afirmativa de cotas...

Você Sabe o que é Cota?

Então vamos lá! Cota: Parte de algo (concreto ou abstrato),...
spot_imgspot_img

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

As cotas abrem portas

Um rápido passar de olhos nas fotos da comemoração da aprovação do projeto que reformula a Lei de Cotas nas universidades federais pela Câmara,...

Por que ainda precisamos falar sobre cotas

“…e se tornou o (a) primeiro/primeira da sua família a entrar na Universidade, a ter um diploma universitário”. Você já deve ter lido ou ouvido...
-+=