“Vagão rosa segrega mulheres”, diz líder cetebista

Movimentos sociais se reuniram na Praça da Sé, na capital paulista, para protestar contra a criação de vagões exclusivos para mulheres nos trens e metrôs da cidade, conhecidos como “vagão rosa”.

A proposta, de autoria do deputado estadual Jorge Caruso (PMDB), foi aprovada no último dia 4 de julho, na Assembleia Legislativa de São Paulo e agora aguarda sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com o deputado, o objetivo do projeto é reduzir os casos de assédio sexual no transporte, principalmente nos horários de pico. Os movimentos feministas discordam e argumentam que a medida só aumenta a segregação.

Na opinião da metroviária e presidente da Unegro-SP, Rosa Anacleto, a iniciativa não resolve o problema do abuso, pelo contrário, é uma medida paliativa que discrimina a mulher. “As mulheres compõem a maioria da população. Elas têm o direito de utilizar o transporte público com segurança e medidas como essa restringem esse direito, além de promover a segregação. Sem falar que apenas dois vagões são insuficientes para atender à demanda”, destacou a dirigente.

Para a cetebista, outras medidas poderiam ser adotadas para resolver o problema do abuso sexual enfrentado pelas usuárias do sistema, como a adoção de uma campanha de conscientização; e a ampliação e treinamento do corpo de segurança. “Os assediadores teriam receio de agir, percebendo que há um controle ostensivo”.

Outra proposta, de acordo com a sindicalista, seria a ampliação do corpo de feminino de segurança. “Nem sempre as mulheres têm coragem de falar com um segurança masculino. Uma agente feminina facilitaria a comunicação”, destaca Rosa.

Mesmo que a decisão esteja agora nas mãos do governador, as companhias de transporte já se manifestaram contra a medida. Em nota enviada à imprensa, o Metrô e a CPTM afirmaram que “entendem que a criação de carro exclusivo para mulheres infringe o direito de igualdade entre gêneros à livre mobilidade”.

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=