Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Enviado por / FonteJornal da USP

Os próximos livros que serão discutidos são “Romanceiro da Inconfidência”, da Cecília Meireles, e “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. As datas são 14 e 28 de junho, respectivamente

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação responsável pelo vestibular da USP, sabe que a preparação para o exame inclui a leitura obrigatória de nove obras literárias. Para te ajudar, um projeto da Universidade oferece aulas gratuitas e abertas a todos. Quem explica e discute sobre os livros são professores e pesquisadores da própria USP.

A próxima aula será no dia 14 de junho, quarta-feira, sobre o livro Romanceiro da Inconfidência, da escritora Cecília Meireles. Três obras já foram temas de discussões: Quincas Borba, do Machado de Assis; Alguma Poesia, do Carlos Drummond de Andrade; e Angústia, do Graciliano Ramos.

O projeto BBM no Vestibular é organizado e realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.  A biblioteca tem um acervo único sobre a história e a literatura brasileira disponível para consulta, inclusive on-line com a biblioteca digital.

Para participar da aula, é só comparecer no Auditório István Jancsó, na Rua da Biblioteca, 21, campus da USP Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. O horário da aula é das 18 horas às 19h30.

A participação em presença é uma oportunidade para tirar dúvidas, conhecer a biblioteca e um dos principais campi da USP, além de encontrar outros vestibulandos, mas para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

Calendário do projeto BBM no Vestibular

14/06 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles
28/06 – Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga
02/08 – Nós Matamos o Cão Tinhoso, Luís Bernardo Honwana
30/08 – Mensagem, Fernando Pessoa
27/09 – Campo Geral, Guimarães Rosa
25/10 – Dois Irmãos, Milton Hatoum

Para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

+ sobre o tema

Matrículas das universidades federais caem pela primeira vez desde 1990

George Monteiro, de 20 anos, já tinha encaminhada sua...

Foram antecipadas as datas do SiSU, ProUni e Fies 2023/1, confira

O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários de...

Vestibular 2023: Unicamp tem alta de aprovados que estudaram na rede pública, e de pretos e pardos

A Unicamp registrou no Vestibular 2023 aumento na quantidade de estudantes...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...
-+=