Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Enviado por / FonteJornal da USP

Os próximos livros que serão discutidos são “Romanceiro da Inconfidência”, da Cecília Meireles, e “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. As datas são 14 e 28 de junho, respectivamente

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação responsável pelo vestibular da USP, sabe que a preparação para o exame inclui a leitura obrigatória de nove obras literárias. Para te ajudar, um projeto da Universidade oferece aulas gratuitas e abertas a todos. Quem explica e discute sobre os livros são professores e pesquisadores da própria USP.

A próxima aula será no dia 14 de junho, quarta-feira, sobre o livro Romanceiro da Inconfidência, da escritora Cecília Meireles. Três obras já foram temas de discussões: Quincas Borba, do Machado de Assis; Alguma Poesia, do Carlos Drummond de Andrade; e Angústia, do Graciliano Ramos.

O projeto BBM no Vestibular é organizado e realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.  A biblioteca tem um acervo único sobre a história e a literatura brasileira disponível para consulta, inclusive on-line com a biblioteca digital.

Para participar da aula, é só comparecer no Auditório István Jancsó, na Rua da Biblioteca, 21, campus da USP Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. O horário da aula é das 18 horas às 19h30.

A participação em presença é uma oportunidade para tirar dúvidas, conhecer a biblioteca e um dos principais campi da USP, além de encontrar outros vestibulandos, mas para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

Calendário do projeto BBM no Vestibular

14/06 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles
28/06 – Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga
02/08 – Nós Matamos o Cão Tinhoso, Luís Bernardo Honwana
30/08 – Mensagem, Fernando Pessoa
27/09 – Campo Geral, Guimarães Rosa
25/10 – Dois Irmãos, Milton Hatoum

Para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

+ sobre o tema

MEC prevê corte de R$ 300 mi no orçamento de 2023 dos institutos federais

O MEC (Ministério da Educação) prevê para 2023 um...

Enem: dez temas de atualidades que são importantes para a prova

Saber o que está acontecendo no mundo é fundamental...

Yale homenageia menina negra denunciada à polícia por pulverizar insetos invasores

A Universidade de Yale homenageou Bobbi Wilson, uma menina...

Curso Juventudes, Direitos Reprodutivos e Cidadania

No Brasil o debate sobre direitos sexuais e reprodutivos...

para lembrar

Confira as repostas das provas do Enem 2011

  O Terra finalizou na noite deste domingo a correção...

MEC antecipa resultado do ProUni; lista dos aprovados já está na internet

O Ministério da Educação (MEC) decidiu antecipar a divulgação...

Por uma escola multiculturalista

Vilma Homero "Meu nome é Tauana dos Santos, tenho 21...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de provas do vestibular 2025, que será realizado no segundo semestre deste ano. Serão mais de 8...
-+=