Valongo em audiência no MPF

Convocada pelo Ministério Público Federal (MPF), a audiência pública intitulada “Cais do Valongo: Patrimônio Cultural da Humanidade: o que foi feito?”,  realizada no auditório do próprio MPF do Rio de Janeiro, contou com mais de 200 pessoas. No fim do encontro, a Secretaria municipal de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se comprometeram em instalar sinalizações para o Cais do Valongo e seu entorno, na Região Portuária.

Do Jornal do Brasil 

Arte: Ascom PR/RJ

A audiência aconteceu um ano após o Cais do Valongo ter recebido o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. O MPF deixou claro que quase nada foi feito depois do prazo, a despeito das exigências da própria Unesco. O procurador cobrou também ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que dê destinação ao prédio histórico construído pelo engenheiro negro André Rebouças, na Rua Barão de Tefé. A edificação é citada no documento do título da Unesco. Nele, o órgão internacional exige que a construção seja utilizada como um centro de interpretação do Cais do Valongo. Ocorre que o edifício está sendo utilizado pela ONG Ação da Cidadania. O ministro da Cultura disse que serão investidos R$ 4 milhões para o prédio e haverá um edital de projetos para cumprir a exigência da Unesco. O procurador Sérgio Suiama, contudo, cobrou celeridade do processo, já que o atual governo federal termina em dezembro.

+ sobre o tema

Apelo: Presidente, oficialize a indicação de Abdias ao Prêmio Nobel da Paz

Clique aqui ou na imagem para assinar o manifesto Rio...

Documentário ‘Quantos Dias. Quantas Noites’ entra para o catálogo do Itaú Cultural Play

Na quinta-feira, 12 de outubro, a Itaú Cultural Play leva para...

Prefeita lésbica de Cambridge, nos EUA, casará em igreja episcopal

Localizada no estado de Massachussets, um dos cinco estados...

Carolina de Jesus, Maria Tereza

      Por Allan da Rosa, Em 2008 fizemos um programa de...

para lembrar

Balé folclórico da Bahia: Ode à cultura africana

O Balé folclórico da Bahia, que nasceu em Salvador...

Mary McLeod Bethune, a conselheira presidencial filha de escravos

Por: Elvira Palomo.   Washington, 14 fev (EFE).-...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=