Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro no dia da consciência negra

Fonte: Terra –

 

O feriado de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro, é comemorado no Rio e Janeiro desde 1999. A data é comemorada também outras cidades brasileiras e o presidente Lula já se manifestou publicamente a favor da adoção do feriado em todo País.

Confira o que abre e o que fecha nesta sexta-feira no Rio de Janeiro

 

Shoppings – A maioria dos shoppings abrirá as lojas a partir das 15h. Já a praça de alimentação e os cinemas estarão funcionando desde as 12h.

 

Comércio de rua- As lojas de rua não abrirão no feriado.

 

Correios- Por se tratar de um feriado estadual, as agências em todo o Estado não irão funcionar.

 

Bancas de jornal, farmácias e restaurantes – No centro da cidade, a maioria fecha. Já nas outras áreas da cidade alguns comerciantes optaram por abrir normalmente.

 

Supermercados – Cada rede adotará o próprio esquema de funcionamento. Algumas redes funcionarão em horário reduzido, mas a maioria funcionará normalmente, das 7h45 às 22h.

 

Escolas e Universidades – Não haverá aulas nas escolas municipais e estaduais. Não haverá aula na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), bem como na maioria das faculdades particulares do Estado.

 

Bancos – As agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 20 de novembro, sexta-feira. As contas de consumo, como água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo, e os carnês que vencerem no dia 20 poderão ser pagos na segunda-feira, sem incidência de multa.

 

Trens – O horário de funcionamento será das 4h39 até as 20h31 na sexta-feira. Os horários de intervalo serão de 60 minutos no ramal Saracuruna e de 90 minutos no ramal de Belford Roxo. Já nos ramais Japeri e Santa Cruz, os intervalos serão de 40 minutos. Os rens dos ramais Santa Cruz e Japeri irão atender os passageiros do ramal Deodoro, fazendo parada em todas as estações deste ramal.

 

No sábado, os trens devem funcionar das 4h34 até as 22h31. O tempo de intervalo entre cada trem deve ser de 40 minutos no ramal da Saracuruna. Já em Belford Roxo, os intervalos devem ficar entre 30 e 60 minutos. Nos ramais do Japeri e Santa Cruz, os intervalos devem ocorrer entre 20 e 30 minutos. Após as 10h30, os trens dos ramais Santa Cruz e Bangu irão atender também os passageiros do ramal Deodoro, fazendo paradas em todas as estações deste ramal.

 

No domingo, os trens irão funcionar das 4h36 até as 22h11. Os intervalos nas estações serão os mesmos adotados na sexta-feira.

 

Metrô- O metrô vai funcionar das 7h às 23h no feriado, com intervalos de até 10 minutos entre os trens. O mesmo esquema vale para os ônibus do Metrô, que saem das estações Botafogo e Siqueira Campos em direção à Gávea. As linhas de integração expressas funcionam neste mesmo horário, com exceção das linhas 634 A e 696 A, que saem da estação de Del Castilho para o Fundão e não circulam nos fins de semana e feriados.

 

Barcas – Entre Rio e Niterói os intervalos das barcas serão de 30 minutos e o funcionamento será reduzido, de 7h às 23h. A ligação entre Mangaratiba/ Ilha Grande será feita às 8h e de Ilha Grande até Mangaratiba, às 17h30. O trajeto de Angra dos Reis até Ilha Grande está mantido as 13h30 e da Ilha Grande para Angra dos Reis as 10h.

 

No domingo, o trajeto entre Ilha Grande – Mangaratiba terá duas saídas extras, às 10h15 e às 14h15. Os horários das outras linhas não sofrerão alterações, cumprindo grade de final de semana.

 

Ônibus – A Rio Ônibus informa que as frotas irão sofrer redução de cerca de 10%, como de costume em feriados. Algumas linhas podem operar com a frota completa de acordo com eventos em pontos de interesse público.

 

Policiamento- A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fazer uma operação nas rodovias federais fluminenses durante o feriado. Cerca de 700 policiais estarão atuando na repressão aos excessos nas estradas. A operação está prevista para terminar às 0h de domingo.

 

Trânsito- Durante todo o final de semana haverá alterações, interdições e adoção de faixas reversíveis em ruas do Rio. Na sexta, sábado e domingo, das 9h às 19h, o tráfego de veículos na rua dos Arcos, no trecho entre a via da Praça Cardeal Câmara em direção à avenida Mem de Sá e a rua do Lavradio será interditado em função da festa Zumbi dos Palmares 2009. A interdição não se aplica aos veículos dos moradores e aos destinados a socorro e emergência.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Inscrições abertas para o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

    O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento receberá até 19...

Seafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Evento será realizado nos dias 16 e 17 de...

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista ‘Sem passar pela vida em branco’

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista "Sem passar pela...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=