Vem aí a Feira Preta 2015!

Saiba tudo sobre a edição que vai reinventar um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina

Enviado pela Feira Preta via Guest Post para o Portal Geledés 

A Feira Preta chega à sua 14ª edição com uma missão: se reinventar, olhando para o futuro sem perder de vista mais de uma década de sua história de promoção e fortalecimento do afroempreendedorismo, da produção cultural e artística da negritude. Estruturada em três eixos principais – experiência, design e conexão – a Feira Preta 2015 vai levar inovação para todos os seus espaços. O evento acontece no dia 13 de dezembro, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, das 12h às 22h.

 

Desde sua primeira edição, em 2002, a Feira Preta percorreu um longo caminho de amadurecimento e desempenhou um papel importante na consolidação de um mercado pensado e realizado por empreendedores negros e negras. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina. Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.

Em 2015, a Feira busca refletir o amadurecimento deste mercado e do afroempreendedorismo, em que o quantitativo, que sempre representou preocupação e cuidado com a ocupação de espaço, evolui para o qualitativo, ou seja, ocupar este espaço com qualidade, inovação e diversidade. O que vale é garantir uma experiência ainda mais completa e contemporânea ao público da Feira.

A programação artística, sempre muito aguardada pelos visitantes, este ano também vai refletir este background e traz a experiência de Gary Brown e das tradicionais rodas de samba e também a rima certeira de Rael, a rapper Tássia Reis, os meninos do Serial Funkers e uma ediçãopocket da Don’t Touch My Hair, festa disputada que tem reunido jovens negros e negras no centro de São Paulo, e vários outros expoentes da música black.

Entre as novidades está a Chamada Criativa, um concurso cultural para que os empreendedores criarem novos e exclusivos produtos para serem expostos no espaço de inovação da Feira Preta. O objetivo é começar a inserir a cultura do design para que, em 2016, os produtos tenham uma nova roupagem e ganhem em acabamento e qualidade. Exclusiva para expositores, a inscrição deve ser feita até o dia 4 de dezembro!

Tem também a “Mil Abas – Mostra de Fotografia e Imagem de Moda Negra”, uma convocatória para seleção de fotografias e imagens de moda, estilo e comportamento que foram ou estão sendo produzidas por coletivos, fotógrafos, designers, stylists, blogs ou plataformas virtuais que, utilizando a internet como espaço primeiro de divulgação do trabalho, viraram a página, estão viralizando e ocupando Mil Abas. A inscrição de trabalhos também se encerra no dia 4 de dezembro.

Outro espaço inovador será o Pret@ Digital, que vai proporcionar aos visitantes da Feira Preta atividades e conexões com tudo o que tem rolado de mais interessante no fortalecimento da diversidade da cultura negra em diferentes plataformas digitais.

Experiência contemporânea, moderna

 

A Feira Preta preparou para este ano um ambiente que coloque as pessoas no centro, projetando e desenvolvendo uma atmosfera agradável, confortável e que respire transformação. Um espaço de convivência que vai integrar arte, música e tecnologia, colocando o holofote nas pessoas, que sempre foram e continuarão a ser os principais protagonistas. Para criar a cenografia da Feira este ano, convidaremos um dos mais celebrados profissionais brasileiros, o artista Rodrigo Bueno.

 

 

Serviço

14ª Feira Preta

Onde: Palácio de Convenções do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo (SP)

Quando: 13 de dezembro de 2015

Horário: das 12h às 22h

Ingressos: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira), no Ingresso Rápido

 

Acompanhe todas as informações sobre a Feira Preta 2015

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...