Vem aí a Feira Preta 2015!

Saiba tudo sobre a edição que vai reinventar um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina

Enviado pela Feira Preta via Guest Post para o Portal Geledés 

A Feira Preta chega à sua 14ª edição com uma missão: se reinventar, olhando para o futuro sem perder de vista mais de uma década de sua história de promoção e fortalecimento do afroempreendedorismo, da produção cultural e artística da negritude. Estruturada em três eixos principais – experiência, design e conexão – a Feira Preta 2015 vai levar inovação para todos os seus espaços. O evento acontece no dia 13 de dezembro, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, das 12h às 22h.

 

Desde sua primeira edição, em 2002, a Feira Preta percorreu um longo caminho de amadurecimento e desempenhou um papel importante na consolidação de um mercado pensado e realizado por empreendedores negros e negras. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina. Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.

Em 2015, a Feira busca refletir o amadurecimento deste mercado e do afroempreendedorismo, em que o quantitativo, que sempre representou preocupação e cuidado com a ocupação de espaço, evolui para o qualitativo, ou seja, ocupar este espaço com qualidade, inovação e diversidade. O que vale é garantir uma experiência ainda mais completa e contemporânea ao público da Feira.

A programação artística, sempre muito aguardada pelos visitantes, este ano também vai refletir este background e traz a experiência de Gary Brown e das tradicionais rodas de samba e também a rima certeira de Rael, a rapper Tássia Reis, os meninos do Serial Funkers e uma ediçãopocket da Don’t Touch My Hair, festa disputada que tem reunido jovens negros e negras no centro de São Paulo, e vários outros expoentes da música black.

Entre as novidades está a Chamada Criativa, um concurso cultural para que os empreendedores criarem novos e exclusivos produtos para serem expostos no espaço de inovação da Feira Preta. O objetivo é começar a inserir a cultura do design para que, em 2016, os produtos tenham uma nova roupagem e ganhem em acabamento e qualidade. Exclusiva para expositores, a inscrição deve ser feita até o dia 4 de dezembro!

Tem também a “Mil Abas – Mostra de Fotografia e Imagem de Moda Negra”, uma convocatória para seleção de fotografias e imagens de moda, estilo e comportamento que foram ou estão sendo produzidas por coletivos, fotógrafos, designers, stylists, blogs ou plataformas virtuais que, utilizando a internet como espaço primeiro de divulgação do trabalho, viraram a página, estão viralizando e ocupando Mil Abas. A inscrição de trabalhos também se encerra no dia 4 de dezembro.

Outro espaço inovador será o Pret@ Digital, que vai proporcionar aos visitantes da Feira Preta atividades e conexões com tudo o que tem rolado de mais interessante no fortalecimento da diversidade da cultura negra em diferentes plataformas digitais.

Experiência contemporânea, moderna

 

A Feira Preta preparou para este ano um ambiente que coloque as pessoas no centro, projetando e desenvolvendo uma atmosfera agradável, confortável e que respire transformação. Um espaço de convivência que vai integrar arte, música e tecnologia, colocando o holofote nas pessoas, que sempre foram e continuarão a ser os principais protagonistas. Para criar a cenografia da Feira este ano, convidaremos um dos mais celebrados profissionais brasileiros, o artista Rodrigo Bueno.

 

 

Serviço

14ª Feira Preta

Onde: Palácio de Convenções do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo (SP)

Quando: 13 de dezembro de 2015

Horário: das 12h às 22h

Ingressos: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira), no Ingresso Rápido

 

Acompanhe todas as informações sobre a Feira Preta 2015

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Oxfam Brasil contrata ANALISTA DE GESTÃO DE CRM E DOAÇÕES

A Oxfam Brasil é uma organização brasileira fundada em...

Kanye West libera música inédita para download gratuito

O rapper americano Kanye West disponibilizou o download...

Teresa do Quariterê (Teresa de Benguela)

Aqui em nosso país, seguindo a tradição do protagonismo...

Nana Vasconcelos:Projeto Música Para Crianças

  Projeto Música Para Crianças - Ações de Formação para...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=