Vencedor do Nobel perde títulos após comentários racistas

O cientista James Watson, um dos descobridores da estrutura do DNA, teve diversos prêmios revogados

Do  ÉPOCA NEGÓCIOS 

O CIENTISTA E VENCEDOR DO NOBEL JAMES WATSON TEVE PRÊMIOS REVOGADOS APÓS COMENTÁRIOS RACISTAS (FOTO: GETTY IMAGES)

 

James Watson é biólogo molecular, geneticista e ganhador do Nobel de Medicina de 1962 pela descoberta da estrutura molecular do DNA. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, teve, além de estudos de sucesso, uma carreira marcada por posicionamentos polêmicos. O mais forte deles defendia que negros têm QI menor do que os caucasianos.

57 anos depois de vencer o Nobel, a maior premiação acadêmica do mundo, ele viu recentemente seus prêmios serem retirados por conta dos comentários racistas.

O caso veio à tona, após o cientista de 90 anos defender seus posicionamentos mais uma vez, agora em um programa de televisão, divulgado em dezembro de 2018 pela PBS. Durante entrevista, ele reforçou a relação entre raça, inteligência e genética, com a intenção de usar a ciência para sustentar a ideia de que negros são menos inteligentes que caucasianos.

Em resposta aos seus comentários, o Cold Spring Harbor Laboratory, de Nova York, onde Watson chefiou pesquisas durante mais de 40 anos, decidiu se posicionar. Em comunicado, afirmou que o cientista havia cometido um “equívoco imprudente e sem argumento” com os comentários.

O instituto também revogou outros três títulos que Watson tinha dentro o laboratório. “Os comentários do Dr. Watson são repreensíveis, infundados cientificamente e, de nenhuma maneira, representam as visões da CSHL”, disse a instituição no comunicado. “O laboratório condena o uso da ciência para justificar qualquer tipo de preconceito.”

Essa não é a primeira vez que Watson faz comentários do tipo. O cientista se tornou persona non grata após dizer, em 2007, que testes mostravam que a inteligência da população negra não era a mesma da branca. “Quem já trabalhou com funcionários negros sabe do que estou falando”, afirmou ao jornal britânico Sunday Times, à época.

O biólogo não respondeu ao comunicado do laboratório, porque está se recuperando de um acidente de carro. Seu filho afirmou à Associated Press que, por conta do ocorrido, Watson tem pouco conhecimento do que está acontecendo.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Criança negra é impedida de entrar em shopping de luxo em Guarulhos

Menino entrou no Shopping Parque Bosque Maia para comprar...

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

Alessandra Duarte Universitária de SP que iniciou ofensas deverá...

Nosso racismo define a cor da pele dos pobres, por Mário Lima Jr.

“Se a miséria dos pobres é causada não pelas...

Twitter: Giácomo Mancini destilou críticas ao trabalho de Glória Maria

Por: Miguel Arcanjo Prado Giácomo Mancini, repórter do Jornal Nacional,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=