‘Venho me preparando desde 2006′, diz Erick Jay, vencedor do DMC World DJ

Vencedor do DMC World DJ Championship, Erick Garcia, o Erick Jay, fez história ao se consagrar vencedor da categoria World Supremacy Champions e trazer o disco de ouro para o Brasil. Para chegar lá, no entanto, o monstrão dos toca-discos e do mixer teve de se preparar como um atleta olímpico. Foram dez anos de preparação e treinos que duravam quatro horas, no mínimo.

“Venho me preparando desde 2006 quando ganhei meu primeiro título nacional, o Hip Hop Dj. Já estava treinando pesado esperando a volta do DMC Brasil  que aconteceu dois anos depois, em 2008. Eu queria muito ganhar, era uma meta pessoal,  já que meu país nunca me valorizou. E também acredito que iria mudar a cena dos DJs aqui em várias questões, como mercado, equipamentos”, afirma o herói das pick-ups.

“Os treinos foram pesados como sempre, só que este ano tive que controlar mais o tempo devido a muitos trabalhos. Graças a Deus, treinei no mínimo umas 4 horas por dia, mas estava mais focado este ano, procurei ser mais estratégico e deu certo”, completou.

DJ profissional desde 2000, Erick Jay integrou o coletivo Clã Leste e hoje atua com o MC Kamau. Desde 2008, ele é o DJ oficial do Manos e Minas, programa semanal da TV Cultura, dedicado à cultura hip hop.

“A nossa cultura está crescendo com bons profissionais e maus também, sei que a tecnologia está aí para ajudar os DJs e não-DJs. A geração de hoje perdeu muito a sensibilidade que a anterior tinha. Hoje tudo é muito fácil, todo mundo é DJ”, constata Erick, que começou como b-boy e entregou panfletos e trabalhou em ferro-velho para comprar seus primeiros equipamentos.

Ele afirma também que “seria ótimo” se o rap fosse mainstream no Brasil como ocorre nos Estados Unidos. “Já demos alguns passos, mas vai demorar ainda, muitas pessoas precisam abrir mais a mente”, lamenta.

Erick vê, no entanto, a emergência de um estilo brasileiro de turntublismo, a arte de discotecar com pick-ups. “Acredito que hoje em dia somos um pouco da escola americana e europeia pegamos os beat juggling, a criação de batidas, dos americanos e os scratches, riscos,cortes, dos europeus. Juntamos com o suingue brasileiro e sai nosso estilo”, resume o campeão.

Organizado pelo Disco Mix Cluc (DMC), selo britânico especializado em remixes, pela Technics, fabricante de pick-ups, e pela Ortofon, indústria de agulhas e cápsulas, o festival chegou a sua 31ª edição. A batalha final foi vencida pelo brasileiro no dia 24 de setembro. We are the champions, my friend. Valeu, Erick Jay!

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=