Vereador faz comentário polêmico sobre Richarlyson

O anúncio da contratação do volante e lateral-esquerdo Richarlyson como reforço do Guarani para a disputa da Série B provocou uma onda de comentários preconceituosos em Campinas e causou alvoroço nas redes sociais. Os comentários questionam a orientação sexual do jogador. No Facebook, Twitter e Instagram era fácil encontrar declarações homofóbicas e provocativas. Porém, as manifestações ultrapassaram a barreira do virtual e se materializaram em formato de duas bombas jogadas no estacionamento do Brinco no momento em que o atleta era apresentado oficialmente.

Por Paulo Campos Do Correio

Informações apontam que dois homens vestindo camisetas de uma torcida organizada passaram de moto pela Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina e arremessaram dois artefatos que explodiram perto da parte social. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar foi chamada. Até o fechamento dessa edição ninguém havia sido identificado como autor da ação.

Uma das manifestações mais comentadas foi a do vereador pontepretano Jorge Schneider. Com a frase “a pessoa certa no lugar certo”, ele acabou sendo bombardeado com e-mails de pessoas que consideraram homofóbica ou preconceituosa a colocação. Questionado sobre sua publicação, ele disse que os internautas entenderam errado. “Richarlyson é um baita jogador. A torcida está brava entre ela mesma com a contratação. Ele é um jogador diferenciado.”

Perguntado se ele aprovaria a contratação do atleta em seu clube de coração, Schneider disse que respeitaria a decisão da diretoria e que não via problema. “Não vou apagar a publicação porque se eu fizer isso irá parecer que houve algo de errado. Saiba que recebi um monte de provocação quando a Ponte perdeu o Paulistão. Fui marcado em milhares de posts e recebi imagens com os dizeres ‘nunca serão’. E sempre revido com dizendo que eles estão falidos. Até aí sem problema, faz parte da provocação entre torcidas. Mas de jeito nenhum fui homofóbico ou tive qualquer má intenção”, explica.

Para o presidente do Guarani, Horley Senna, a manifestação de parte da torcida é normal e, até certo ponto, esperada. Ele ressaltou que a contratação foi feita baseada no pedido do técnico Vadão e que não levou em consideração a vida pessoal do atleta. “O que interessa é o desempenho dele dentro de campo. Ele está em evidência porque tem uma carreira vitoriosa, mas será tratado como um outro jogador se não apresentar bom trabalho.”

“Acredito que a maior parte da torcida apoia e entende a necessidade de um jogador como o Richarlyson. Não tenho Facebook, mas sei que há aqueles que criticam ou não entendem. Não acho que dois indivíduos que jogaram essas bombas representem algo”, explicou Senna.

Senna disse que o departamento jurídico do Guarani irá registrar o boletim de ocorrência nesta terça-feira no 10º Distrito Policial. Ele disse que uma imagem feita pelas câmeras de segurança do clube pode auxiliar na identificação.

veja também:

Richarlyson detona preconceito no futebol: “Acham que gay não pode jogar”

+ sobre o tema

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Expulso de casa por ser gay, jovem divulga vídeo de briga com os pais

Pais evocam argumentos bíblicos para dizer que filho gay...

para lembrar

Travesti é assediada, ameaçada e agredida em ônibus em Aracaju

Após reclamar de homem que a apalpava, estudante é...

Reações de alunos fazem professores pararem com piadas homofóbicas

Aquelas piadinhas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os...

Excluído de concurso por suposta homossexualidade será indenizado

Candidato receberá R$ 100 mil por danos morais Por unanimidade,...

‘Quero mostrar que é possível’, diz travesti cotada a reitora no Ceará

"Para mim é uma felicidade ser a primeira nas...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=