Vígilia pela libertação dos jovens angolanos pró-democracia

O escritor José Eduardo Agualusa e várias associações convocaram para hoje, – em Lisboa, a partir das 17h30 no Rossio – uma vigília de solidariedade com os dezoito manifestantes detidos no protesto de 3 de Setembro em Luanda contra o regime de Eduardo dos Santos, que ainda se encontram na prisão.

Artigo |28 Setembro, 2011 – 03:21A polícia prendeu dezenas de jovens no início do mês e 18 ainda estão na prisão.

“O objectivo fundamental é prestar solidariedade aos jovens que têm estado a manifestar-se em Luanda e exigir a libertação dos que se encontram detidos”, declarou hoje à Agência Lusa Jorge Silva, vice-presidente da Associação Solidariedade Imigrante. “Este será o objectivo central, contra a violência que as autoridades angolanas têm estado a exercer sobre os jovens que se têm manifestado, cujo único objectivo é pedir liberdade de manifestação, ter esse direito fundamental”, sublinhou Jorge Silva.

Além da Associação Solidariedade Imigrante, convocam esta vigília em Lisboa o escritor angolano José Eduardo Agualusa, o SOS Racismo, os Amigos do Bloco Democrático em Portugal e a Associação Tratado de Simulambuco – Casa de Angola. Também o Movimento Democracia Verdadeira Já, da acampada de Lisboa, apelou à participação nesta vigília contra a repressão e “por uma democracia verdadeira em Angola”.

O comunicado que convoca a vigília diz que “dezenas de pessoas estão a ser julgadas e condenadas injustamente por pacífica e democraticamente se terem manifestado, ao mesmo tempo que familiares, amigos e quem com eles se solidariza são também encarcerados”. E também critica o governo português, que “se orgulha dos acordos firmados com Angola por facilitarem os negócios, mas ao contrário do que recentemente fez com a Líbia de Kadhafi, não condena a violação dos Direitos Humanos em Angola por JES/MPLA”.

No dia 3 de setembro, dezenas de jovens foram detidos durante uma manifestação contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Dos 21 que foram julgados, 18 foram condenados a penas entre os 45 e os 90 dias de prisão efetiva. Os outros três foram absolvidos. No sábado passado, várias centenas voltaram a manifestar-se, mas a polícia impediu que a manifestação avançasse mais de 600 metros. Agentes à paisana atacaram jornalistas, entre eles os repórteres da RTP e do Sol.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha 2010

LATINIDADES - FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E...

Kinpa vita: Cimarrona Angola

Por Jesùs Chucho Garcia. Con su fuerza espiritual,...

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=