Violência na Guiné-Conacri após vitória histórica de Alpha Condé

Líder da oposição alcançou 52,5% dos votos, o que significa o fim de 52 anos de regimes ditatoriais ou autoritários.

A festa de celebração da vitória de Alpha Condé nas presidenciais da Guiné-Conacri ficou marcada pelos confrontos entre os apoiantes do candidato derrotado, Cellou Dalein Diallo, e as autoridades. Segundo a AFP, que cita várias fontes, há pelo menos quatro mortos.

Nas primeiras eleições livres desde a declaração da independência de França, em 1958, o histórico líder da oposição alcançou 52,5% dos votos na segunda volta. Na primeira, tinha ficado em segundo lugar, não indo além dos 18% dos votos. Diallo, um antigo primeiro-ministro que obteve 47,5% (44% na primeira volta, em Junho), já anunciou que pretende apresentar uma queixa por fraude na Comissão Eleitoral.

“Lancei um apelo à calma na segunda-feira para indicar que a paz e a segurança das pessoas não tinham preço. Mas as forças de segurança continuam a assassinar e a reprimir com uma brutalidade selvagem”, denunciou Diallo, aos jornalistas da AFP e da RFI. O candidato derrotado acusou as autoridades de atacarem a sua etnia, os fulas. Condé é mandinga.

Uma testemunha que vive num dos bairros de Conacri que apoiaram Diallo disse à agência francesa que, apesar de ontem os muçulmanos celebrarem o Eid al-Adha, poucos arriscavam sair à rua para as orações. Outros falavam de “confrontos entre mandingas e fulas e acusavam as autoridades de atirar sobre as pessoas, insultá-las e agredi-las.

“Dedico esta vitória a todos os guineenses sem distinção, a todos os que votaram em mim e a todos os que fizeram uma escolha diferente”, afirmou o presidente eleito. “Chegou a hora de trabalharmos juntos num espírito de concordância e fraternidade. Serei o presidente da mudança. Serei o presidente da reconciliação nacional e do progresso”, acrescentou Condé.

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Said Djinnit, indicou que a situação estava calma no país, apesar de “incidentes isolados”.

A Guiné-Conacri é governada desde Janeiro por um Governo interino, liderado pelo general Sekouba Konate. Os militares assumiram o poder em 2008, após a morte de Lansana Conté, que esteve à frente dos destinos do país durante 24 anos. Apesar de ser o maior exportador mundial de bauxite, a principal matéria prima no fabrico de alumínio, a Guiné-Conacri é um dos países mais pobres de África.

O sector das minas é um dos que poderá beneficiar com uma transição pacífica do poder militar para o civil. Tal poderá abrir as portas ao investimento externo. Mas o futuro líder também já disse que vai rever os actuais contratos, de forma a garantir uma maior parcela de lucros para o Estado.

 

Fonte: DN GLOBO

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=