Violência Obstétrica: Ela existe ou é mais uma ‘invenção de feministas’?

O tampão foi esquecido. Thamara não poderia ter saído do hospital com um tampão no corpo.

Por Debora Diniz, do HuffPost Brasil

Os médicos não gostam da expressão “Violência Obstétrica”. A consideram ofensiva; já outros rejeitam qualquer acusação de que médicos possam violentar mulheres. Uns tantos dizem ser a palavra uma invenção de feministas.

 
REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Poucas histórias nos mostram com tanta dor os sentidos de ser uma vítima de violência obstétrica no Brasil quanto a agonia vivida por Thamara Macêdo, uma mulher recém-parida em Teresina.

Thamara passou por uma cesariana, e já no quinto dia depois do parto começou a sentir dores, febre, e o que descrevia como um cheiro diferente no corpo. A dor só aumentava.

Não sei detalhes de como viveu as dores do corpo e o cuidado do recém-nascido entre o dia do parto e o 20o dia, quando não mais suportando as dores resolveu procurar um médico diferente do que fez o parto. Encontrou um tampão na vagina. Para leigas, vale explicar: tampão é um pedaço de pano encaixado na vagina para estancar o sangue.

O tampão foi esquecido. Thamara não poderia ter saído do hospital com um tampão no corpo. Ela sequer foi avisada que havia um pano na vagina, não lhe informaram quando deveria retornar para a visita de resguardo.

Alguns preferem chamar isso de erro médico, outros de negligência. Uns tantos dizem que é assim mesmo a assistência em saúde pública no Brasil.

A verdade é que nada disso é invenção de feminista. Há nome certo para os maus-tratos sofridos por Thamara: violência obstétrica, um tipo específico de negligência médica que só tem mulheres recém-paridas ou em trabalho de parto como vítimas.

 

+ sobre o tema

STJ regride Lei Maria da Penha

Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, entendeu que...

“Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy”

A agressão verbal contra a auxiliar Fernanda Uliana prova...

para lembrar

ONU cita Lei Maria da Penha como pioneira na defesa da mulher

Sancionada em 2006, a lei aumentou as punições em...

Analise da lei do estupro

Introdução O vil delito de estupro, que sempre representou a...

Mulheres denunciam violência de gênero crescente em todo o país

Mais de meio milhão de mulheres são estupradas todos...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Edificar o lar

Na verdade eu venho pensando mais fortemente nisso desde que vi a notícia sobre o brutal assassinato da pastora Sara Mariano. Ela foi morta...
-+=