Virada da Consciência: evento homenageará Conceição Evaristo e Mano Brown

Entre os dias 18 e 21 de novembro, festival paulista terá programação repleta de atividades artísticas e esportivas organizadas pelo movimento negro, pela conscientização contra a discriminação racial

Da Rede Brasil Atual 

Conceição Evaristo e Mano Brown. Cidadania, política e arte em evento organizado pelo movimento negro que vai homenagear (Foto: WALTER CRAVEIRO-FLIP / RACIONAIS MC’- DIVULGAÇÃO)

 Uma série de atividades programadas para o período entre os dias 18 e 21 de novembro pretende mostrar que é possível e necessário lutar contra a desigualdade racial no Brasil. A 1ª Virada da Consciência, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras, quer transformar São Paulo em uma capital negra.

A programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas. “Vai ser longo e extremamente rico, as pessoas vão poder interagir e participar do conjunto de atividades da Virada, que vão do esporte à cultura”, afirma José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, à repórter Michelle Gomes, da TVT.

Além disso, o evento incluirá atividades como a Flink Sampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que neste ano vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. “Ela é uma representação importantíssima na história da literatura brasileira, aos 71 anos, e com seis livros publicados. Não marca só uma presença como escritora, mas também como mulher negra que resgata todo um passado de invisibilidade”, explica o curador Tom Farias.

Programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas (REPRODUÇÃO/TVT)

Conceição, uma das maiores referências da literatura negra brasileira, destacou a emoção de ser homenageada e patrona da sexta edição do evento. “Nós, negros, sabemos muito bem que nós não temos um preconceito velado, mas bastante explícito, que nos ataca no dia-a-dia. Então, ser homenageada nesses espaços de resistência quilombola é uma alegria para toda escritora negra.”

Também será incorporado à programação o Troféu Raça Negra, que há 18 anos homenageia personalidades que contribuem no combate à discriminação racial. Neste ano, o homenageado será o rapper Mano Brown, do Racionais MC’s.

+ sobre o tema

Escola de percussão na Maré oferece esperança de futuro sem violência

Projeto, que acontece desde 2011, já formou cerca de...

A CONEN e a conjuntura política

Os desafios da luta de combate ao racismo no...

“Racismo promove intolerância religiosa”, afirma fotógrafo Roger Cipó

Para Roger Cipó, segregação racial é a chave para...

Claudino José da Silva: a voz negra e comunista na Constituinte de 46

O artigo narra a vida do operário comunista Claudino...

para lembrar

spot_imgspot_img

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Conceição Evaristo: a literatura como testemunho

A leitura de Olhos D’água reforça a questão dos  diversos dilemas sociais e existenciais que envolvem as experiências de afro-brasileiros  Olhos D’água é o livro que...

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

O samba-enredo da escola de samba do Rio de Janeiro Estação Primeira de Mangueira, de 1988 - “100 anos de liberdade, realidade ou ilusão”...
-+=