Virada da Consciência: evento homenageará Conceição Evaristo e Mano Brown

Entre os dias 18 e 21 de novembro, festival paulista terá programação repleta de atividades artísticas e esportivas organizadas pelo movimento negro, pela conscientização contra a discriminação racial

Da Rede Brasil Atual 

Conceição Evaristo e Mano Brown. Cidadania, política e arte em evento organizado pelo movimento negro que vai homenagear (Foto: WALTER CRAVEIRO-FLIP / RACIONAIS MC’- DIVULGAÇÃO)

 Uma série de atividades programadas para o período entre os dias 18 e 21 de novembro pretende mostrar que é possível e necessário lutar contra a desigualdade racial no Brasil. A 1ª Virada da Consciência, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras, quer transformar São Paulo em uma capital negra.

A programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas. “Vai ser longo e extremamente rico, as pessoas vão poder interagir e participar do conjunto de atividades da Virada, que vão do esporte à cultura”, afirma José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, à repórter Michelle Gomes, da TVT.

Além disso, o evento incluirá atividades como a Flink Sampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que neste ano vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. “Ela é uma representação importantíssima na história da literatura brasileira, aos 71 anos, e com seis livros publicados. Não marca só uma presença como escritora, mas também como mulher negra que resgata todo um passado de invisibilidade”, explica o curador Tom Farias.

Programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas (REPRODUÇÃO/TVT)

Conceição, uma das maiores referências da literatura negra brasileira, destacou a emoção de ser homenageada e patrona da sexta edição do evento. “Nós, negros, sabemos muito bem que nós não temos um preconceito velado, mas bastante explícito, que nos ataca no dia-a-dia. Então, ser homenageada nesses espaços de resistência quilombola é uma alegria para toda escritora negra.”

Também será incorporado à programação o Troféu Raça Negra, que há 18 anos homenageia personalidades que contribuem no combate à discriminação racial. Neste ano, o homenageado será o rapper Mano Brown, do Racionais MC’s.

+ sobre o tema

Fórum das Letras homenageia a literatura africana, de povos que usam a língua portuguesa

Para escritor angolano, idioma une povos ‘separados pelo Atlântico’. Evento...

Éle Semog: Tudo que está solto – Lançamento do livro

Tudo que está solto  Ele Semog 23 novembro 2010...

Ex-ministro da SEPPIR assumirá Palmares

O ex-ministro da SEPPIR, Elói Ferreira de Araújo,...

Gasoduto inviabiliza meio de vida de quilombolas no norte do Estado

Por: Flavia Bernardes   Ilhadas por eucaliptos, as...

para lembrar

Por que precisamos de reitoras negras?

  E viva Billie Holiday! Enviado por Cidinha da Silva  via Guest Post para...

Projetos reúnem negros para viajar pelo mundo e quebrar paradigmas

Salvador é a pérola brasileira de um novo tipo...

Evento em Maceió irá debater cultura negra nos municípios alagoanos

Encontro terá palestras e oficinas sobre afirmação racial. Participação...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=