Virada da Consciência: evento homenageará Conceição Evaristo e Mano Brown

Entre os dias 18 e 21 de novembro, festival paulista terá programação repleta de atividades artísticas e esportivas organizadas pelo movimento negro, pela conscientização contra a discriminação racial

Da Rede Brasil Atual 

Conceição Evaristo e Mano Brown. Cidadania, política e arte em evento organizado pelo movimento negro que vai homenagear (Foto: WALTER CRAVEIRO-FLIP / RACIONAIS MC’- DIVULGAÇÃO)

 Uma série de atividades programadas para o período entre os dias 18 e 21 de novembro pretende mostrar que é possível e necessário lutar contra a desigualdade racial no Brasil. A 1ª Virada da Consciência, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras, quer transformar São Paulo em uma capital negra.

A programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas. “Vai ser longo e extremamente rico, as pessoas vão poder interagir e participar do conjunto de atividades da Virada, que vão do esporte à cultura”, afirma José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, à repórter Michelle Gomes, da TVT.

Além disso, o evento incluirá atividades como a Flink Sampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que neste ano vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. “Ela é uma representação importantíssima na história da literatura brasileira, aos 71 anos, e com seis livros publicados. Não marca só uma presença como escritora, mas também como mulher negra que resgata todo um passado de invisibilidade”, explica o curador Tom Farias.

Programação prevê música, dança, teatro, moda, cinema, além de mostras de artes visuais e competições esportivas (REPRODUÇÃO/TVT)

Conceição, uma das maiores referências da literatura negra brasileira, destacou a emoção de ser homenageada e patrona da sexta edição do evento. “Nós, negros, sabemos muito bem que nós não temos um preconceito velado, mas bastante explícito, que nos ataca no dia-a-dia. Então, ser homenageada nesses espaços de resistência quilombola é uma alegria para toda escritora negra.”

Também será incorporado à programação o Troféu Raça Negra, que há 18 anos homenageia personalidades que contribuem no combate à discriminação racial. Neste ano, o homenageado será o rapper Mano Brown, do Racionais MC’s.

+ sobre o tema

20 de novembro: Marcha da Consciência Negra por nenhum direito a menos

XIII Marcha da Consciência Negra com concentração, ás 11...

Consciência Negra em estado de sítio? Que conversa é essa, tio?

A corneta da alvorada tocou cedo em meu bairro...

Marinha agride, intimida e ameaça comunidade quilombola na Bahia

OS POUCOS QUILÔMETROS que separam a guarita fortemente vigiada...

para lembrar

spot_imgspot_img

Conceição Evaristo é eleita a nova imortal da Academia Mineira de Letras

A escritora Conceição Evaristo, 77, foi eleita nesta quinta (15) membro da Academia Mineira de Letras, na cadeira número 40, já ocupada por Afonso Pena Júnior e...

Conceição Evaristo será 1ª mulher negra a receber o título de doutora honoris causa pela UFPR

A escritora Conceição Evaristo irá receber o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A concessão do título foi aprovada,...

Para adiar o fim do mundo

Uma (ou várias histórias), um novo velho amor, um antigo eu. Um bolo de chocolate brasileiro comido em Luanda porque é impressionante como nenhum bolo...
-+=