Guest Post »

Virada da Consciência ocupa SP com muita arte e cultura negra, a partir do dia 17

Programação multicultural ocorre em dezenas de espaços da cidade

no Catraca Livre

Crédito- iStock – virada-da-consciencia-sp

São Paulo tornou-se berço de viradas maravilhosas! Após a Cultural, vieram as Esportiva, Sustentável, Zen… e agora a da Consciência! Com grande parte da programação gratuita, o evento celebra a Consciência Negra por meio de atividades inclusivas voltadas ao esporte, arte, literatura, música e gastronomia.

Durante cinco dias consecutivos, é possível participar de roda de samba, homenagem à Conceição Evaristo, torneio de basquete e muito mais.

Selecionamos alguns destaques da Virada da Consciência 2018. Saca só:

Samba e Lavagem na Esquina da Ipiranga com a Av. São João

No dia 17, sábado (12h), as baianas da Escola de Samba Vai Vai e da X9 fazem um ritual de abertura da resistência da cultura negra lavando a rua, na esquina mais famosa de São Paulo. O samba continua no Bar Brahma, um dos parceiros da Virada da Consciência.

Literatura

Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares dão o tom na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA, que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Esporte

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que terminam com a Corrida da Igualdade, às 7h, no dia 20. No Estádio do Pacaembu,a partir das 10h rolam provas de distância para crianças de todas as idades, com encerramento no Jogo pela Consciência, entre o time de másters do Corinthians e personalidades (15h). O complexo esportivo do Pacaembu ainda recebe a Copa dos Refugiados, a final do Campeonato Universitário de Futsal e atividades voltadas para pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Centro Esportivo do Tietê, as atividades ocorrerão no dia 18, a partir das 10h, com o Desafio Zumbi 3X3 (basquete de rua), seguido pelo Desafio 5X5 e pelo Torneio de Capoeira da cidade de São Paulo. Das 10 às 17h, alunos da rede pública de ensino municipal e estadual participam das clínicas de basquete e do torneio 3X3.

Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação.

Pedaladas

Nos dias da Virada, bikes do Itaú estarão liberadas para os participantes que registrarem a senha “valeuzumbi”.

Arte

Vários pontos da cidade recebem programação de música, dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais, palestras e rodas de conversa sobre igualdade e tolerância.

Vai virar em SP? Confira aqui todos os detalhes da programação!

Crédito- Paula Marina Castro – O Complexo do Pacaembu, na Praça Charles Miler, recebe diversas atividades esportivas
  • Mapa da Virada

Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo Tietê – Av. Santos Dumont, Bom Retiro
6ª FLINKSAMPA
Basquete
Escolinha de Futebol
Tendas de contação de histórias
Exposição
Afrominuto
Prêmio Agostinho Neto
Espaço Natura de Beleza
Feijoada do Bem

Praça da Sé
Sesc
Caixa Cultural
CCBB

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 
Exposições
Debates
Oficinas

Avenida Paulista
Sesc
Itaú Cultural
Casa das Rosas
MASP

CEUs– Centros Educacionais Unificados

Clique na imagem e veja a agenda completa

Artigos relacionados