Viradouro homenageia primeira mulher negra a escrever livro no Brasil ao encerrar desfiles do Rio

Enviado por / FonteDo G1

Rosa Egipcíaca foi escrava, meretriz, feiticeira e beata, além de celebrada pela última escola do carnaval carioca de 2023.

Viradouro encerrou os desfiles do Grupo Especial do Rio na madrugada desta terça-feira (21) com a busca por corrigir uma injustiça. A sexta escola a desfilar levou à Sapucaí um desfile para lembrar de Rosa Maria Egipcíaca, primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e esquecida pela história.

Na busca por seu terceiro título na elite do carnaval carioca, a escola de Niterói contou com 2,5 mil componentes, 24 alas e seis alegorias.

Ao longo do desfile, a Viradouro contou a história dessa mulher que, trazida da África aos seis anos, viria a se tornar feiticeira, beata e escritora.

Na comissão de frente, ventiladores em um tripé criavam um redemoinho de flores ao redor da dançarina que representava Rosa Egipcíaca, simulando seu lado feiticeira.

Em um tripé, a escola reproduziu um tanque de água de forma inventiva, com paredes de três centímetros de espessura, que representava a visão que Rosa teve em um espelho de águas.

A Viradouro insistiu em um começo molhado para seu desfile. O abre-alas e o segundo carro repetiam o tema. Em um deles, uma estátua despejava água incessantemente sobre outra, uma versão jovem da homenageada.

Viradouro encerra os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

Depois de passar pela escravidão de Rosa, e sua época como meretriz, a agremiação voltou a focar em seu lado místico. Junto da bateria, com ritmistas fantasiados de exorcistas, a rainha (e atriz) Érika Januza incorporou Egipcíaca em seu momento de exorcismo.

O quarto carro desenvolvia mais o tema com a batalha entre os sete espíritos malignos que se apossaram de seu corpo e São Miguel Arcanjo.

No sexto e último, uma grande cerimônia popular de canonização de Rosa Maria Egipcíaca. Sem reconhecimento do Vaticano, ela é considerada santa por muitos seguidores, como lembrou a Viradouro com uma grande estátua de sua homenageada.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Barbados se despede de rainha Elizabeth e dá a Rihanna título de heroína

Rihanna foi nomeada heroína nacional de Barbados durante uma...

para lembrar

Passistas femininas: resistência e autoestima da mulher negra

Tenho pensado muito sobre o significado de ser passista....

Vai-Vai, como um quilombo cultural, mostra o que o povo negro é capaz de realizar

Da diáspora africana ao racismo estrutural, a Vai-Vai entra...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A temperatura da cidade de São Paulo bate 33°C, mas lá fora, longe do meu ventilador,...
-+=