Vítima de estupro coletivo desfila em semana de moda do Paquistão

Mukhtar Mai é uma jovem paquistanesa que passou por um horror inimaginável: em nome de uma vingança familiar, ela foi estuprada por um grupo de homens e forçada a andar nua em público. Do horror, porém, é possível nascer a vocação para, se mudar o passado é impossível, lutar por um futuro em que ninguém precise passar pelo que ela passou.

Do Hypeness

**FILE** In this June 29, 2005 file photo, Pakistani gang-rape victim Mukhtar Mai speaks to the Associated Press in Islamabad, Pakistan. Mai, who gained global fame by speaking out about her case, has defied another local taboo by getting married. Mai is now the second wife of Nasir Abbas Gabol, a police officer who has helped protect her. Gabol told the AP on Wednesday, March 18, 2009 that he was enraptured by Mai's "extreme courage."(AP Photo/Anjum Naveed,File)

Passados 14 anos desse terrível episódio, Mukhtar se transformou em uma liderança na luta pelos direitos das mulheres no Paquistão, arrecadando fundos para abrigos e escolas para meninas em sua cidade natal, Meerwala. Agora, Mukhtar deu um novo passo (literal e simbólico) em sua luta: ela desfilou na semana de moda do país. “Se mesmo um passo que eu der ajudar uma única mulher que seja, eu serei muito deliz em dá-lo”, ela contou à The Associated Press.

mukhtar1

É comum no Paquistão que mulheres que tenham sofrido agressões e abusos sexuais cometam suicídio – e é por essas mulheres que Mukhtar luta. Ela levou seus agressores aos tribunais e, ainda que tenham sido condenados, eles hoje já se encontram soltos.

Mas ela não se abala: “Eu quero ser a voz daquelas que passaram por circunstâncias semelhantes às minhas. Tudo que eu faço é por essas mulheres. Nada pode mudar o que aconteceu comigo. Mas pelo menos eu posso lutar pelas futuras gerações”, afirmou, após desfilar, firme, forte e corajosa, pela passarela.

Mukhtar Mai
Mukhtar Mai

© fotos: divulgação

+ sobre o tema

8 de março: o símbolo da luta das mulheres por seus direitos

O Dia Internacional da Mulher, concebido em 1910, foi...

Fux dá indicativo de voto pela criminalização da homofobia como racismo

4 dos 11 ministros já declararam voto em favor...

Viviany Beleboni, atriz ‘crucificada’ na Parada Gay diz ter sido agredida com faca em SP

Em vídeo, Viviany Beleboni mostra marcas de violência e...

para lembrar

A cultura do estupro e suas diferentes intervenções nos corpos negros

Enquanto as mulheres negras estão mais vulneráveis a serem...

Senado recua e cancela oficina de culinária em ‘homenagem’ ao Dia da Mulher

Após repercussão negativa, o Senado Federal recuou e cancelou...

Mulher não nasce para ser mãe!

Então que em algum dos vários grupos de mulheres...
spot_imgspot_img

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...
-+=