Vítima de estupro coletivo desfila em semana de moda do Paquistão

Mukhtar Mai é uma jovem paquistanesa que passou por um horror inimaginável: em nome de uma vingança familiar, ela foi estuprada por um grupo de homens e forçada a andar nua em público. Do horror, porém, é possível nascer a vocação para, se mudar o passado é impossível, lutar por um futuro em que ninguém precise passar pelo que ela passou.

Do Hypeness

**FILE** In this June 29, 2005 file photo, Pakistani gang-rape victim Mukhtar Mai speaks to the Associated Press in Islamabad, Pakistan. Mai, who gained global fame by speaking out about her case, has defied another local taboo by getting married. Mai is now the second wife of Nasir Abbas Gabol, a police officer who has helped protect her. Gabol told the AP on Wednesday, March 18, 2009 that he was enraptured by Mai's "extreme courage."(AP Photo/Anjum Naveed,File)

Passados 14 anos desse terrível episódio, Mukhtar se transformou em uma liderança na luta pelos direitos das mulheres no Paquistão, arrecadando fundos para abrigos e escolas para meninas em sua cidade natal, Meerwala. Agora, Mukhtar deu um novo passo (literal e simbólico) em sua luta: ela desfilou na semana de moda do país. “Se mesmo um passo que eu der ajudar uma única mulher que seja, eu serei muito deliz em dá-lo”, ela contou à The Associated Press.

mukhtar1

É comum no Paquistão que mulheres que tenham sofrido agressões e abusos sexuais cometam suicídio – e é por essas mulheres que Mukhtar luta. Ela levou seus agressores aos tribunais e, ainda que tenham sido condenados, eles hoje já se encontram soltos.

Mas ela não se abala: “Eu quero ser a voz daquelas que passaram por circunstâncias semelhantes às minhas. Tudo que eu faço é por essas mulheres. Nada pode mudar o que aconteceu comigo. Mas pelo menos eu posso lutar pelas futuras gerações”, afirmou, após desfilar, firme, forte e corajosa, pela passarela.

Mukhtar Mai
Mukhtar Mai

© fotos: divulgação

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estupros em São Paulo aumentam 16,6% em novembro

O número de estupros, incluindo estupro de vulnerável, aumentou 16,6% no estado de São Paulo, passando de 1.088 casos em novembro do ano passado...
-+=